Feedback numa seleção

A importância do feedback numa seleção

Ter retorno sobre as vagas é essencial durante recrutamentos.

O poder do feedback durante uma seleção é enorme. Quando se candidatam a uma vaga, os profissionais aguardam uma resposta (positiva ou negativa). Por que receber esse retorno é importante para eles?

A palavra “feedback” possui origem na língua inglesa, traduzindo-se como “alimentar” (feed) e “de volta” (back). Ou seja, realimentar ou retornar uma informação que foi criada expectativa.

A cultura do feedback é prestigiada por muitas empresas e instituições de trabalho, colaborando com o ambiente laboral e aumentando o desempenho de seus profissionais.

Muitas entrevistas de emprego acabam falhando nesse aspecto. Após um contratante abrir uma vaga à procura de um especialista numa função, muitos oferecem seus currículos em busca de aprovação nela.

Porém, quando uma pessoa é selecionada e aprovada no recrutamento, as instituições deixam de retornar aos outros, que aguardam a resposta da sua candidatura.

Dessa forma, várias pessoas aguardam por meses uma resposta na qual elas não foram aprovadas, sem saber que o processo seletivo já se encerrou. 

Uma frustração é gerada naquelas que dedicam horas do seu dia enviando currículos à espera de uma resposta, seja ela qual for. Estas pessoas, que também são capacitadas, mas não foram escolhidas, chegam a duvidar das suas capacidades.

Por que o feedback após uma entrevista é essencial?

Seja durante uma entrevista ou dentro da própria empresa, a comunicação é essencial para candidatos e recrutadores, chefes e funcionários. 

Para quem se candidata, o feedback ajuda a entender o porquê não foi selecionado e o que ele precisa aprimorar. O candidato fica ciente de sua reprovação e atenta-se aos detalhes que o fez não ter sido selecionado na seleção.

Quando uma pessoa recebe uma resposta, este ato contribui e respeita sua dedicação em tentar ser aprovado. Ao contrário disso, o candidato pode se desestimular e diminuir suas esperanças de conquistar o que busca.

Tratando-se do ambiente de trabalho, uma comunicação não violenta é transformadora. Também conhecida como “comunicação compassiva”, ela possui, como objetivo principal o apoio, a cooperação e a empatia para com o outro.

Ao analisar os pontos positivos e negativos do desempenho de alguém, o avaliado dará um feedback que ajudará a melhorar suas habilidades. Sendo assim, o colaborador (contratado) saberá que a forma pode ser eficaz no progresso do lugar.

Tanto para o candidato quanto para o contratado, ter um feedback será essencial para estes dois momentos: ajudar na esperança e expectativa de um, e aprimorar as aptidões de outro.