Todo brasileiro, em algum momento, já se deparou com essa palavra: agronegócio.
Pois, o Brasil é um país reconhecido mundialmente por todo seu potencial nessa área que envolve a agricultura, a pecuária e tudo que isso envolve.
A economia nacional é muito influenciada por esse setor, por isso ele é o que mais cresce atualmente no Brasil.
O que o agronegócio envolve?
O agronegócio envolve a produção de alimentos, a criação de animais e tudo que isso envolve em relação ao mercado agropecuário e às tecnologias que fazem parte desse setor.
Somos o maior produtor mundial de alguns alimentos essenciais ao redor do mundo como soja, cana de açúcar, laranja, entre outros.
Por isso que esse é considerado o primeiro setor da economia brasileira, já que esse mercado movimenta, todos os anos, bilhões de reais.
Falaremos sobre tudo que o agronegócio envolve, logo abaixo.
Grãos
O Brasil é o maior exportador de grãos de soja ao redor do mundo e, esse produto é muito utilizado na culinária asiática.
A soja é muito essencial para o Brasil, com plantações enormes no centro-oeste e a exportação que traz muito valor para o PIB nacional.
Mas, não é só esse grão que é produzido aqui, pois, na vasta plantação de alimentos que é encontrada em solo nacional está o milho, o sorgo e, claro, o tão querido café.
Este último também é um dos grãos que o Brasil mais produz mundialmente e estima-se que a sua produção aumente 40% até 2029.
Hoje, o café é o quinto produto agrícola mais exportado no Brasil, e, estamos falando de bilhões de reais movimentados para nossa economia.
Carne
O agronegócio também envolve a pecuária e o Brasil é um dos maiores exportadores desse tipo de alimento para o mundo.
Presente na dieta alimentar de todas as pessoas, a carne traz renda tanto para quem exporta quanto para quem vende no país mesmo.
Nosso rebanho é o segundo maior do mundo, atrás somente dos Estados Unidos, mas somos os maiores exportadores, já que os americanos consomem toda a sua produção de carnes e ainda importam para suprir a demanda.
Leite
Como possuímos o maior rebanho bovino do mundo, somos também um dos maiores produtores de leite para o mercado interno e ainda suprimos a demanda de boa parte do mundo.
Este alimento tão completo é a base para muitos produtos como queijo e manteiga.
O leite faz parte do agronegócio e movimenta bilhões de reais todos os anos entre vendas para o mercado brasileiro e negócios internacionais.
Existem muitas opções deste produto no Brasil e a indústria que trabalha com essa commodity, é responsável por 40% da movimentação financeira no meio rural.
Para se ter uma ideia dessa grandeza, é o mesmo que dizer que a cada 6 empregos gerados no campo, 4 são para produção de laticínios.
Como e quanto o agro influencia na economia nacional?
De acordo com o Cepea(Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o agronegócio chegou ao patamar de 26,6% na participação do PIB(Produto Interno Bruto) brasileiro.
Em 1970, essa participação era de 7,5% somente, então, o que aconteceu nesse período?
Além da própria capacidade produtiva ter aumentado, com solos mais férteis, a tecnologia de ponta que hoje está presente em quase todas as plantações fez com que esse número dobrasse.
Produção leiteira
A agropecuária é responsável por quase metade do que o Brasil exporta, hoje em dia, e a expectativa é que essa porcentagem que hoje está na casa dos 48% aumente ainda mais na próxima década.
E, a produção leiteira é responsável por 40% do mercado de trabalho que é voltado para o agronegócio.
Para dar um exemplo mais claro: hoje, a elevação na demanda deste produto em um milhão de reais gera 195 empregos fixos na indústria leiteira, e estamos falando de um potencial de bilhões de reais movimentados.
O gado brasileiro é o segundo maior do mundo, então, a indústria leiteira daqui é enorme para acompanhar tamanha oferta.
Equipamentos e tecnologia
Não é possível falar de agronegócio sem citar toda a tecnologia que está envolvida neste mercado.
A prova de que a tecnologia e os equipamentos de ponta são os responsáveis pelo aumento na produção agropecuária está nos números.
Se, em 1970, a agricultura representava 7,5% do PIB nacional, hoje ela movimenta quase 30% de tudo que é produzido para nossa economia.
Isso foi possível graças às máquinas tecnológicas presentes nesse mercado, já que, o que antes era preciso ser feito manualmente por pessoas que trabalhavam em péssimas condições, agora pode ser realizado rapidamente por equipamentos enormes e eficientes.
Transporte
Como qualquer setor da economia, o transporte é muito importante para o agronegócio, já que, o Brasil é um país extenso e o deslocamento até os portos que exportam nossa produção é muito distante.
Por isso, o investimento em transporte para esse mercado é essencial, pois, o que mais impede o crescimento acelerado desse setor é a infraestrutura das rodovias brasileiras, onde nossa frota de caminhões acaba sofrendo muito para se deslocar.
O Brasil ainda é muito dependente dos caminhões e está sujeito a greves e problemas na logística desses veículos, portanto, a melhor forma de garantir que esse mercado continue trazendo tanta riqueza para a nação é investir em malhas ferroviárias para carga.