Android vs. iOS: qual plataforma de smartphone é a melhor?

Se você está comprando um novo smartphone hoje, é muito provável que ele execute um dos dois sistemas operacionais: Android do Google ou iOS da Apple. Essas duas plataformas foram executadas por 99,7% de todos os novos smartphones enviados em 2017, segundo IDC, e esse percentual aumentou ainda mais no ano passado. Um Microsoft executa uma toalha no Windows Phone, ou o BlackBerry agora fabrica dispositivos Android e tem muito menos outras opções que você pode considerar.

Uma boa notícia é que ambos os sistemas operacionais de smartphones são excelentes. Eles têm um pouco de comum em outro, mas há algumas diferenças importantes que você deve considerar. Vamos colocar o Android contra o iOS em várias categorias aqui e escolher um vencedor para cada uma. Por fim, a melhor plataforma para você depende de você. Escolha como as coisas mais interessantes, conte como vitórias nessas categorias e você terá uma recomendação personalizada.

Acessibilidade

Um iPhone da Apple nunca esteve no topo do mercado em termos de preços, mas o iPhone X levou um item totalmente novo com um preço inicial de US $ 1.000 e o iPhone XS Max começa em US $ 1.100. Se você precisar de algo mais acessível, o iPhone XR começa em US $ 750 e o iPhone 8 mais antigo, em US $ 600. Se você não quer gastar muito, pode comprar o iPhone 7 de 2 anos por US $ 450. É o mais barato possível, a menos que você mergulhe no mercado de segunda mão.

Por escala e variedade, nada compete com o Android. Você pode gastar muito, se desejar, por exemplo, o Pixel 3 XL do Google e o Galaxy Note da Samsung quase atingem os preços do iPhone da Apple, mas também existe uma enorme variedade de aparelhos bons e de baixo custo, uma ampla variedade de produtos diferente, a plataforma foi deliberadamente otimizada para rodar em hardware de baixo custo. O fato do Android também liderar o campo em aplicativos gratuitos faz com que seja uma escolha natural para quem está preocupado com o orçamento.

Apps

Vamos começar com uma seleção nos números. Esse é aproximadamente o número de aplicativos que você usa no Google Play Store e na Apple App Store:

  • Aplicativos para Android: 2,7 milhões
  • Aplicativos para iOS: 2,2 milhões

Na verdade, os números não são os melhores indicadores, porque a maioria de nós usa apenas alguns aplicativos e os mais populares disponíveis nas duas plataformas. Tradicionalmente, o iOS tem sido uma plataforma mais lucrativa para os desenvolvedores; portanto, há uma tendência de novos aplicativos aparecerem primeiro, mas isso é alterado para medir a participação no mercado do Android continua a crescer. Nos EUA, o iOS ainda lidera, mas os desenvolvedores de outros lugares estão cada vez mais usando o Android.

A Play Store ainda possui uma porcentagem maior de aplicativos gratuitos do que na App Store. Mas os melhores jogos para celular ainda chegam ao iOS primeiro – e nunca chegam ao Android. Por fim, a qualidade supera a quantidade e, portanto, essa é uma vitória reduzida para iOS.

Loja de aplicativos

É difícil organizar milhões de aplicativos e jogos e nem a Play Store do Google nem a App Store da Apple tornam isso perfeitamente. Em geral, achamos que na App Store da Apple oferece uma melhor experiência de navegação no telefone e faz um trabalho melhor com as opções selecionadas. A Play Store é mais fácil de usar e você pode acessar e instalar aplicativos a partir do navegador da Web no seu PC ou laptop.Gostamos de comprar itens usando sua impressão digital via Touch ID nos iPhones, mas você pode configurar a mesma coisa para uma Play Store em telefones Android com sensores de impressão digital. A Play Store ganha pontos por uma política de reembolso sem reembolso dentro de duas horas após a compra. Existem alguns aplicativos questionáveis ​​em duas lojas, mas a Apple normalmente é mais rigorosa quanto ao bloqueio de certos tipos de aplicativos. Isso pode ser uma coisa boa para a qualidade geral, mas é ruim se você gosta de emuladores de jogos para consoles clássicos. A App Store supera a vitória em utilização e conteúdo com curadoria.

Mapas

Como o sistema de navegação mais recente, o Apple Maps não teve um ótimo começo, mas melhorou. Os principais recursos são semelhantes, você pode fazer o download de mapas para uso offline, obter precisas com base nas condições atuais de tráfego e encontrar instruções para seguir um passo para dirigir ou caminhar. Você também oferece transporte público e integração de reservas de viagens. Todos os itens que o Google Maps oferece e o Apple Maps não oferecem rotas de bicicleta. No geral, uma escala e a qualidade do Google Maps são insuperáveis. Ele tem mais pontos de interesse e é mais detalhado que o Apple Maps, mas a precisão pode variar de um lugar para outro. Como escolher, sempre selecione o Google Maps e, embora você possa obter no iOS,

Duração e carregamento da bateria

Como um dos maiores erros de uso de smartphones, a duração da bateria é um fator enorme. É difícil comparar como duas plataformas, porque não há hardware comum. Poderíamos dizer que o iOS é otimizado para extrair o máximo de bateria do mAh, mas você pode comprar um dispositivo Android com uma bateria muito maior que o iPhone mais durável.

O Android e o iOS permitem que você veja rapidamente o uso da bateria, discriminado por aplicativo, mas apenas o Android mostra uma estimativa de quanto tempo resta da bateria. Ambos os modos de economia de energia que podem prolongar a vida útil da bateria, limitar o desempenho, conectar-se e outros recursos que consomem pouca energia, mas exatamente como funciona e costuma ser mais personalizável no Android.

Por um longo tempo, o Android teve uma vantagem no departamento de carregamento, porque muitos telefones Android ofereceram recursos de carregamento rápido e carregamento sem fio. No entanto, o iPhone 8, 8 Plus e iPhone X da Apple adotaram o carregamento sem fio e o carregamento rápido, e todos os iPhones mais novos para os dois. Vale a pena notar que você precisa comprar o adaptador de carregamento rápido para o seu iPhone, enquanto costuma usar o telefone Android.

Esta categoria está longe de ser clara, mas comparando telefones Android com preços semelhantes e iPhones, eles podem ter uma vida útil útil de bateria mais longa e sempre possuem carregadores rápidos incluídos na caixa, para que Android obtenha uma vitória.

Câmera

Esta é uma categoria difícil de chamar. No passado, os argumentos de que a Apple faz o melhor trabalho para capturar iluminação, núcleos e outros detalhes, mas os mais recentes smartphones Android estão lançando muitas perguntas sobre essa afirmação. O Pixel 3 e o Pixel 3 XL do Google possuem as melhores câmeras que podem ser usadas até agora, mas o iPhone XS e o XS Max estão próximos.