AS ÁREAS DE AÇÃO PARA O SOLDADOR

 AS ÁREAS DE AÇÃO PARA O SOLDADOR

 AS ÁREAS DE AÇÃO PARA O SOLDADOR

 

Quem busca entrar no mercado de soldagem se depara com um cenário amplo com múltiplas áreas de atuação para o soldador.

 

Profissionais qualificados podem atuar em segmentos como: petróleo, petroquímica, metalurgia em geral, construção naval, engenharia civil e indústria de papel e celulose.

 

Como você pode ver, o campo de trabalho é muito diversificado. Essa é uma das razões pelas quais a profissão de soldador está ganhando força. Isso tem ocorrido principalmente entre as opções para quem busca formação profissional ou para quem está em processo de transição profissional. A remuneração varia em média de R $ 2.200 a R $ 4.930.

 

No entanto, esses valores podem ser maiores dependendo da empresa e das funções exigidas pelo empregador.

 

Então, que tal mergulhar mais fundo na área de especialização do soldador?

 

Existem cursos especiais na indústria do petróleo

 

Na indústria do petróleo, um soldador tem várias oportunidades de emprego. Você pode trabalhar com plataformas de perfuração, refinarias, fabricação e montagem de tubos. Também pode ser usado para pré-instalação de tubos e reparos gerais de soldagem. As funções incluem: corte de peças de metal, várias soldas em aço carbono e inoxidável, chapas e equipamentos e furação.

 

São utilizados os seguintes processos de soldagem: soldagem a eletrodo, TIG, MIG / MAG, soldagem a oxigênio, arco submerso, brasagem e plasma.

 

Ao trabalhar em plataformas, o soldador geralmente tem que trabalhar “a bordo”. Ou seja, ele fica muito tempo na plataforma e não volta para casa.

 

É necessário um curso técnico para trabalhar como soldador. No caso de trabalho no mar, três cursos adicionais adicionais podem ser exigidos, dependendo da empresa.

 

IRATA: Permite que uma pessoa alcance a plataforma com segurança.

HUET: Treinamento para evacuação de aeronaves afundadas.

CBSP: Curso Básico de Segurança de Plataforma com Experiência Aerotransportada e Técnicas de Sobrevivência.

 

No setor petroquímico, trabalho de campo

No segmento petroquímico, a soldadora atua não só na montagem de equipamentos, mas também nas linhas de transporte das petroquímicas.

 

A soldagem de tubos é um processo complexo em que a qualificação profissional torna-se ainda mais importante, praticamente necessária. Isso geralmente é feito com um sistema de soldagem TIG orbital que combina produtividade e qualidade no serviço de ponta a ponta.

 

Quanto trabalho é feito no campo. O soldador geralmente escolhe inversores de soldagem modernos para o serviço porque o equipamento é portátil e potente o suficiente para soldar com eficiência.

 

Na metalurgia, o soldador é o principal

No campo da metalurgia, o papel do soldador é de suma importância.

 

Como as empresas metalúrgicas estão diretamente envolvidas na construção de estruturas metálicas, o processo de soldagem é comum na produção de novas peças, bem como na manutenção. A fabricação geralmente ocorre em ambientes fechados, mas também pode ser feita no campo. No segundo caso, isso atualmente é feito com modernos equipamentos portáteis, de fácil transporte e utilização em altura.

 

Existem muitos processos na indústria de transporte marítimo.

Na construção naval, especialmente em um estaleiro onde os navios são construídos e reparados, o papel de um soldador é muito importante. A soldagem é um elemento-chave na montagem de equipamentos que, juntos, construirão navios. Vale ressaltar que o processo exige uma seleção criteriosa dos equipamentos. Aqueles que serão utilizados levando em consideração as características geométricas, químicas e físicas da peça.

 

Especificidade da indústria naval

Neste segmento, existem ambientes com processos complexos, pois requerem certos procedimentos em termos de soldagem aplicada. Isso ocorre porque existem diferentes tipos de metais e diferentes aplicações envolvidas. Normalmente, todos eles exigem alta qualidade para aumentar a durabilidade. Isso ocorre porque eles se desgastam com o tempo.

 

Claro, este trabalho também requer habilidades adicionais do soldador. Para isso, os profissionais precisam investir em qualificação por meio de especializações voltadas para o serviço.

 

Amplo campo na engenharia civil

 AS ÁREAS DE AÇÃO PARA O SOLDADOR

O processo de soldagem da engenharia civil é extenso e o soldador tem várias opções. Determinadas áreas de aplicação merecem atenção especial, como soldagem de estruturas metálicas. Construir perfis, conectar vigas, colunas e criar conexões rígidas na conexão de vigas a colunas são apenas algumas das atividades.

 

Em estruturas de concreto armado, o soldador pode realizar trabalhos na disposição de juntas de hastes de aço, em estruturas pré-fabricadas de concreto armado e na execução de peças especiais de construção. O soldador também trabalha com estruturas mistas de aço e concreto, conectando conectores a vigas mistas em pontes ou viadutos.

 

Quem decide ingressar na soldagem na construção civil deve saber que atuará principalmente pelos processos de soldagem a arco elétrico e soldagem por pressão.

 

Várias opções para quem deseja se tornar um soldador

Agora você sabe que um soldador pode trabalhar em muitos campos. No entanto, é necessário realizar o treinamento para essa função por meio de um curso técnico, pois alguns cargos requerem outros treinamentos para proporcionar conhecimentos específicos.

 

Então, você já sabe em que área quer se especializar e trabalhar? E você, que já está trabalhando, compartilhe sua experiência no mercado de soldagem com quem deseja iniciar uma nova carreira.

 

Leia também: Dicas fáceis para montagem de móveis.