Conheça a história do “fashion picasso” e como a Balenciaga se tornou o que é hoje

A Balenciaga é uma marca super famosa e faz sucesso mundo afora. Você sabe a história dessa marca e de seus criadores? 

 

A marca Balenciaga é chamada de “picasso da moda” você sabe porque? Acompanhe esse texto, falemos um pouco de sua história e como ela se tornou o que é hoje.

Balenciaga: conceito e definição 

Balenciaga é uma casa de moda de luxo espanhola. Foi fundada em 1917 pelo designer espanhol Cristóbal Balenciaga em San Sebastián, na Espanha, mas hoje sua sede fica em Paris, França. Suas peças famosas por suas altas costuras quase perfeitas, que como tornaram peculiaridades e símbolo da marca. A loja Balenciaga da Espanha foi fechada em 1972 e reaberta em 1986, sob nova administração. A marca agora é propriedade da empresa francesa Kering.

História da marca Balenciaga

Cristóbal Balenciaga abriu sua primeira loja em San Sebastián, Espanha, em 1917, e expandiu suas lojas para Madrid e Barcelona. A família real espanhola e a nobreza usaram suas peças, mas quando a Guerra Civil Espanhola o forçou a fechar suas lojas, Cristóbal mudou-se para Paris e em 1937 abriu sua loja.

Seu primeiro desfile de moda em Paris traz desenhos inspirados no Renascimento espanhol. O sucesso de Balenciaga em Paris foi praticamente imediato e o como um revolucionário da moda, fazendo com que seus projetos fossem muito procurados.

Durante a Segunda Guerra Mundial ele ficou conhecido por seu “casaco quadrado”, com mangas cortadas em uma única peça e por seus projetos com renda preta ou marrom sobre tecido rosa brilhante.

Algumas criações de Balenciaga foram: a jaqueta esférica balão, o vestido de boneca de cintura alta, o casulo casaco, a saia balão e o vestido de saco. Em 1959, suas criações eram os vestidos de cintura alta e casacos cortados como quimonos. A modificação da cintura contribuiu para o conceito de silhueta feminina. 

Na década de 1960, Balenciaga foi um inovador no uso de tecidos, utilizando os mais pesados, bordados intrincados e materiais ousados. Suas marcas registradas contavam colarinhos que se afastam da clavícula para dar uma aparência de cisne e mangás “pulseira” mais curtas. Suas criações esculturais, muitas vezes despojadas, foram consideradas obras-primas da alta costura nas décadas de 1950 e 1960.

Renascimento da marca Balenciaga

Na década de 1960, a marca não era mais procurada assim e esse fato foi o que determinou a aposentadoria de Cristóbal Balenciaga, que morreu alguns anos depois. A marca caiu no esquecimento por um tempo. Mas em 1997, com a vinda do estilista francês, Nicolas Ghesquière, a marca voltou a ser lembrada por suas altas costuras e voltou a pertencer ao mundo do luxo.

Ghesquière foi escolhido para chefiar a Balenciaga e promovido o diretor criativo da marca depois que seu antecessor holandês Josephus Thimister foi demitido. Com essa função, ele ficou responsável por toda a imagem da marca, desde roupas e acessórios até design de loja e publicidade.

Estilo Balenciaga 

Apesar de Paris ter sido grande palco de aprendizado para suas técnicas de costura, foi na Espanha que ele buscou inspiração para suas criações, tanto religiosas, como artística e cultural.

O trabalho da estilista espanhola foi inspirado na história e na cultura espanhola. Ele se baseou muito nas dançarinas de flamenco, no cor vermelho que sempre se referia à bandeira utilizada pelos toureiros e o azul turquesa, utilizado bastante nos bailes noturnos. Ele também se inspirou nos pintores como Diego Velázquez e Francisco Zurbarán.

As roupas de Balenciaga eram e ainda são, verdadeiras obras de arte, com uma leveza, uma pureza e riqueza nos detalhes.

Fashion Picasso ou Picasso da Moda

Cristobal Balenciaga foi reconhecido pelo lendário fotógrafo de moda Cecil Beaton como o “Picasso da moda” e considerado um dos estilistas mais inovadores e influentes do século XX, com seu corte padrão e silhuetas audaciosas. Eles tinham profunda admiração pela linha clássica e tradicional, bem como o pintor. 

Curiosidades sobre Cristóbal Balenciaga

Listamos algumas curiosidades sobre esse estilista de renome, vejamos:

 

  • Ele aprendeu a costurar com onze anos;
  • Mudou-se para Paris para escapar da Guerra Civil Espanhola;
  • A sua equipe tinha uma má reputação e eram chamados de monstros;
  • É o grande revolucionário da silhueta feminina;
  • Inventou o famoso baby dool ou vestido da boneca;
  • As comissárias de bordo da Air France de 1968 usavam roupas criadas por ele;
  • Ele é conhecido como o “mestre de todos nós”

 

Diretores criativos da Balenciaga

Ao decorrer dos anos, esses foram os diretores de criação da marca: 

  • Cristóbal Balenciaga de 1919 até 1968
  • Michel Goma de 1987 até 1992
  • Josephus Thimister de 1992 até 1997
  • Nicolas Ghesquière de 1997 até 2012
  • Alexander Wang – 2013 até 2015
  • Demna Gvasalia – 2015 até hoje 

Se você gostou do texto, não se esqueça de compartilhar! E caso tenha ficado com alguma dúvida, é só comentar!