6 dicas para incentivar os funcionários a cuidar da saúde

6 dicas para incentivar os funcionários a cuidar da saúde

Não é novidade que a saúde física e mental, ou seja, todo o bem-estar dos colaboradores de uma empresa é fundamental para a produtividade e a performance da equipe.

Por isso, cabe ao empregador incentivar seus colaboradores a cuidar da saúde, mas isso se torna um desafio para muitas empresas.

Não sabe como fazer isso? Confira nossas dicas práticas e comece a mudar a cultura da sua equipe!

Incentive o uso do plano de saúde

Em primeiro lugar, se você não oferece um plano de saúde bradesco empresarial para os seus funcionários, é hora de investir nisso.

Toda a equipe vê benefícios em pagar um valor simbólico para ter acesso ao plano de saúde, já que o sistema de saúde público do Brasil é bastante precário. Por isso, colete a opinião dos colaboradores e escolha o melhor plano de saúde para todos.

Caso sua equipe já tenha aderido a um plano, faça incentivos constantes ao uso do plano. Você pode, por exemplo, checar na operadora se os funcionários estão usando os serviços do plano e convidar algum fisioterapeuta ou outro profissional à empresa para fazer um check-up, convidando os colaboradores a prosseguirem com o tratamento pelo plano.

Comece pela alimentação saudável

Uma das coisas mais fáceis de controlar na empresa é a alimentação dos colaboradores, uma vez que boa parte do dia deles acontece dentro do ambiente de trabalho consumindo os alimentos disponíveis por lá.

Por isso, ofereça acompanhamento dos funcionários com nutricionista, faça intervalos coletivos durante a carga horária com várias frutas e alimentos saudáveis à disposição e crie programas de reeducação alimentar.

Outra possibilidade é aderir aos almoços coletivos em cantinas, em que você oferece a alimentação para os funcionários dentro da própria empresa, podendo fornecer apenas produtos benéficos para a saúde.

Crie campanhas temáticas

Muitas vezes o descuido com a saúde não é por desinteresse dos funcionários, mas apenas por falta de informação.
Leve em consideração que cada colaborador tem uma trajetória de vida diferente e talvez, ele possa não ter tido orientação sobre a necessidade de cuidar da saúde.

Por isso, crie ações temáticas com o objetivo de educar os funcionários, como ocorre com a campanha do Outubro Rosa e a Novembro Azul.

A partir dessas campanhas, ofereça workshops, palestras e orientações de acordo com o tema da discussão.

Parcerias com academias e farmácias

Outra dica simples é fechar parcerias com instituições de saúde como academias e farmácias.

Entre em contato com esses estabelecimentos e negocie por descontos para seus colaboradores. Isso pode aumentar a recorrência da equipe na academia, já que muitas vezes esses locais não têm um preço tão acessível.

Além disso, alguns medicamentos de farmácia funcionam como forma de prevenir doenças e não apenas para tratá-la após seu surgimento.

Cultura de home office

Pode parecer loucura para empresas mais tradicionais, mas estabelecer uma cultura de home office pode deixar seus colaboradores mais calmos.

Dependendo da função realizada pelo funcionário, a presença física dele na empresa não é realmente necessária.

Por isso, mesmo que não haja uma mudança integral, ofereça, por exemplo, um dia de home office por semana, variando entre os funcionários.

Estima-se que cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros sofram com o alto nível de estresse em que há completo esgotamento físico e mental.

Portanto, trabalhar de casa, com um familiar ou pet ao lado pode ser desestressante e causar mais bem-estar no funcionário.

Dê o exemplo

Por último, você não deve esquecer que as pessoas são estimuladas e inspiradas pelo exemplo benéfico, principalmente se ele vier de pessoas que elas admiram.

Ou seja, não adianta nada falar sobre saúde na empresa e os próprios CEOs não representarem o que dizem.

Por isso, garanta que os gestores, líderes e pessoas de alto cargo na empresa estejam sempre demonstrando o engajamento com assuntos da saúde – seja publicando nas redes sociais que vai à academia ou convidando os funcionários para uma aula de Yoga gratuita nos intervalos.