Montagem de móveis

5 dicas de montagem de móveis prática e sem erros

Montar móveis simples pode ser como tentar resolver um quebra-cabeça complicado. Muitas vezes é estressante juntar as peças de sua nova mobília usando a ferramenta e as instruções fornecidas. 

Um movimento errado na montagem pode arruinar seu item recém-adquirido; no final das contas, custando mais dinheiro do que custaria para comprar uma peça montada. Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a construir móveis facilmente, economizando seu tempo e estresse.

1. Esteja preparado

Antes de tudo, preparado para o processo. É interessante separar um dia todo para isso, já que marcar um compromisso para depois da montagem do móvel pode deixar você tenso e com pressa para terminar. 

Então evite agendar qualquer coisa nesse dia e tenha muita paciência. Também é necessário preparar tudo para começar, portanto:

  • Prepare sua área de trabalho – Monte os móveis no mesmo cômodo onde você planeja que eles vão morar. A movimentação após a montagem pode não apenas danificar sua casa ou móveis novos, mas também pode ser pesada e causar possíveis corporais. 
  • Desembale as caixas – Abra a embalagem para avaliar cada peça e ter certeza de que estão inteiras e intactas. Você pode usar o papelão da embalagem para criar uma superfície plana e estável, ele também vai impedir que suje o chão na hora da montagem.
  • Organize – Depois de desempacotar agrupe todas as peças iguais e separe os grupos de peças para facilitar. Coloque os parafusos e porcas em potinhos separados para evitar que se percam ou se misturem.

2. Adquira algumas ferramentas extras

Você vai precisar de uma caixa de ferramenta e talvez não tenha todas as necessárias. Veja tudo o que falta antes de começar. Veja os itens necessários para montar quase todos os tipos de mobília:

  • Martelo
  • Chave Allen
  • Parafusadeira
  • Trena
  • Estilete
  • Chaves de precisão

Porém, outras ferramentas podem ser necessárias. Antes de começar, veja os tipos de parafusos ou porcas que você tem para poder providenciar o material adequado. 

3. Siga as instruções

Pessoas acostumadas a montar móveis acabam desprezando o manual de instruções, mas ele é indispensável e precisa ser seguido à risca. A ideia é tornar o processo mais rápido e isso só é possível seguindo corretamente o que manda o fabricante.

Então, encontre um lugar que fique ao alcance de sua visão e prenda o manual. Evite ficar com ele no bolso ou no chão para não se atrapalhar. Com a ajuda de um lápis, marque os passos que foram concluídos e continue os próximos. 

4. Não tenha pressa

Montar móveis pode ser uma tarefa cansativa. Algumas das etapas podem não ser muito intuitivas. É preciso paciência, assim como relaxar e fazer pausas. Se você se apressar, é mais provável que cometa erros

Faça tudo pacientemente e recorra ao manual sempre que for necessário. Não se preocupe se não conseguir terminar tudo no mesmo dia, em alguns casos são necessários dois dias para finalizar, principalmente quando se trabalha sozinho.

5. Siga dicas e tutoriais da internet

Atualmente dá para fazer quase qualquer coisa apenas vendo os tutoriais da internet. Para montar móveis não é diferente. É bem provável que alguém já tenha montado essa mesma mobília e tenha postado algum vídeo no Youtube.

Portanto, não custa nada pesquisar por instruções e ajuda para deixar você ainda mais seguro do que está fazendo. Mas lembre-se de checar sempre nenhum manual de instruções se aquilo faz parte mesmo do processo. 

Agora você já tem cinco dicas importantes para iniciar a montagem do seu móvel e é capaz de começar a fazer isso agora mesmo. Caso ainda não tenha segurança, pode ser interessante pedir a companhia de um amigo para ajudar.