Entenda a Diferença entre Caminhão Guincho e Reboque

As pessoas ainda confundem um pouco caminhão guincho e reboque, e embora a finalidade seja a mesma, que é rebocar e transportar veículos, não funcionam da mesma maneira.

O mais importante é que ao saber a diferença, você já sabe quem acionar dependendo do problema que tiver, o que vai garantir um atendimento mais eficaz.

Vamos mostrar aqui as principais diferenças e para que cada um serve.

O que é caminhão guincho?

O caminhão guincho usa tração para elevar ou rebocar cargas, e dependendo do tipo de veículo, existem três tipos de caminhão guincho:

  • Com plataforma: esse tipo é o mais comum em assistência 24 horas, onde é usada uma plataforma que é acionada de forma hidráulica, para mover a plataforma para cima e para baixo;
  • De gancho: antigamente, era muito usado, mas já está ultrapassado pois contém uma corrente que pode danificar ou arranhar o veículo, mas é ainda é usado para levar um carro até o ferro-velho;
  • Com elevador: muito semelhante ao caminhão de gancho, a diferença é que em vez das correntes, é usado um garfo de metal e o veículo é içado por meio de um elevador hidráulico, que eleva a parte traseira ou a frente de um veículo;
  • De reboque integrado: mais usado para transportar outras plataformas ou ônibus, e recebe esse nome porque possui eixos extras.

Então, cada um deles tem uma finalidade, mas o mais usado hoje em dia é o caminhão guincho de plataforma para rebocar veículos.

Para que serve o reboque?

Já o reboque não tem meio próprio de tração, não tem motor, podendo ter dois ou mais eixos, e é justamente isso que garante o equilíbrio.

Além disso, está articulado a um veículo automotor ou a um caminhão, sendo engatado na parte traseira de um semi-reboque, que pode ser um carro de passeio, caminhões ou tratores.

Então, é esse outro veículo automotor que vai dar tração para o reboque. Por falar em semi-reboque, é uma unidade independente, no entanto, é o caminhão trator que gera a tração.

Guincho e reboque são a mesma coisa?

A maioria das pessoas acha que guincho e reboque são a mesma coisa, mas não são.  Como você viu, o guincho tem a função de puxar ou içar uma carga através da tração. 

Para isso, ele possui um cabo de aço, que é o sarrilho, e um rolo.  É muito usado para transportar carros que sofreram uma pane elétrica, por exemplo, e não tem como se locomover.

Também são chamados de auto guincho ou auto socorro. Por outro lado, o reboque é usado para transporte de cargas, não possui motor nem tração, sendo preciso um outro veículo para ser impulsionado. 

Por isso que em casos de batidas ou panes no sistema elétrico ou mecânico, nós chamamos um serviço de reboque, onde o veículo avariado é levado até uma oficina.

E na maioria das vezes, é usado o guincho de plataforma, sendo a maneira mais segura de transportar o veículo.