Conheça os erros mais comuns na construção de escadas

As escadas são itens essenciais em muitos imóveis, há diversos tipos, alguns mais modernos que outros, no entanto, é um dos trabalhos realizados em obras que mais tem erros, os quais, muitas vezes, ficam difíceis de consertar. Conheça os erros mais comuns na construção de escadas.

Quais os erros mais comuns na construção de escadas?

Cálculo incorreto da parte inferior

Ao colocar e cortar a longarina (viga de sustentação para apoio), muitos trabalhadores esquecem-se de cortar o nível inferior (onde a longarina ficará no chão) para que o riser inferior tenha uma espessura de piso menor em altura do que todos os outros risers (parte espelho do degrau).

A instalação do piso compõe essa dedução, de modo que o aumento entre o piso superior e o piso inferior agora é igual a todos os outros que formam a escada. Se você não abaixar a longarina dessa maneira, a etapa inferior será uma espessura do piso mais alta que todas as outras e criará um risco de tropeço para os moradores da casa.

Sendo assim, é necessário que o calculo de escada seja feito com bastante atenção.

Falha ao verificar o seu padrão

O primeiro fio que você corta se torna o padrão para os outros. Verifique se está correto antes de usá-lo como modelo.

Posições impróprias

Ao contrário dos postes, a maioria das longarinas tratadas sob pressão não é classificada para aplicações de contato com o solo, mas muitos instaladores ignoram os requisitos de código para instalar longarinas em um patamar de concreto com base de geada. O contato direto pode levar à absorção de umidade e, eventualmente, apodrecer e decair.

Corte excessivo

Ao cortar o piso, use uma serra manual; usar uma serra circular por todo o caminho pode levar a cortes excessivos e a longarina pode não suportar o peso depois.

Esquecendo a largura do piso

O erro mais comum é não lembrar que você está indo de um piso acabado para outro. Esquecer-se de levar em consideração a largura do piso ao medir longarinas pode prejudicar os cálculos em até uma polegada e meia. No exterior, certifique-se de levar em consideração o deck e a laje, se ainda não estiver instalado.

 

Antes de construir uma escada é necessário contar com a ajuda de um profissional e realizar os estudos sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar erros.

Gostou desse artigo do BLOGBKSP? Então não deixe de compartilhar com seus amigos essa informação.