Quando experimentamos uma roupa, quase sempre sabemos se gostamos dela ou não. Muitas vezes, a vestimenta que uma pessoa prefere, outra pode não curtir. Isso acontece porque cada uma tem um estilo e um tipo de roupa preferidos.
Estar bem vestido não significa saber tudo sobre moda ou ter expertise em montar looks diferenciados. Na verdade, ter um estilo de roupas pode ser mais simples do que parece.
O que são estilos de roupas?
São as formas particulares que os indivíduos expressam suas personalidades por meio de vestimentas. Existem peças que, quando expressam traços do que somos, fazem com que nos sintamos bem e, até mesmo, nos conheçamos melhor.
Somos pessoas únicas e precisamos enxergar isso quando nos olhamos no espelho.
Estilos de vestimentas mais comuns
Há vários estilos de vestimentas, dentre eles, alguns bastante comuns são o romântico, o streetwear, o refinado, o sexy, o tradicional e o criativo. A seguir, vamos explicar um pouquinho sobre cada um deles para facilitar a sua identificação.
-
Romântico
Este estilo é escolhido, geralmente, por mulheres delicadas e femininas. Ele passa a impressão de leveza e doçura. As peças costumam ser mais soltinhas no corpo.
Algumas características adotadas por este modo de vestimenta são:
- laços,
- rendas,
- babados,
- bordados,
- peças fluidas,
- saias rodadas,
- estampas florais,
- sapatilhas e rasteirinhas,
- calças e saias de cintura alta,
- tons pastéis, suaves e neutros,
- acessórios minimalistas, delicados e discretos.
-
Streetwear
O Streetwear é um estilo de moda casual originário da mistura do hip hop nova-iorquino e do skate e surf californiano.
Quem adere a este visual, opta pela utilização de roupas mais largas e práticas que, ao mesmo tempo, transmitem sua personalidade. Além das roupas, esse estilo também demonstra manifestações culturais, comportamentais, mentais e de estilo de vida.
Algumas peças de Streetwear, que trazem esta ideia de liberdade e arrojamento, são:
- regatas estampadas,
- camisetas longline,
- peças destroyed,
- calças jogger,
- moletom,
- cardigã,
- boné.
Esse estilo não remete necessariamente a um visual desleixado. Na verdade, ele une conforto e modo de ser com diversas peças unissex, despojadas e personalizadas.
-
Refinado
O refinado é o mais elegante dos estilos de roupa. Mulheres seguras, que valorizam peças conservadoras, mas ao mesmo tempo modernas, costumam se adaptar bem a esse modo refinado de se arrumar.
Algumas roupas utilizadas neste estilo são:
- peças de alfaiataria (blazer e macaquinho estilo “boho”, com influências boêmias e tons terrosos),
- itens clássicos (calça pantacourt, que são mais justas em cima e soltas embaixo, também conhecidas como “boca de sino”, e camisa social branca),
- com caimento leve, porém, firme (com tecidos lamê ou cirrê, para calças, por exemplo, ou linho, para vestidos) e outras peças
- , entre outros.
Visto que são peças, geralmente, de qualidade superior, um dos seus diferenciais é a durabilidade dessas vestimentas clássicas, contemporâneas, com detalhes sofisticados e luxuosos, que produzem looks impecáveis.
-
Sexy
Evidencia mulheres poderosas e que gostam de valorizar o seu corpo. As peças desse estilo são, comumente, justas e decotadas, com fendas, transparências e recortes.
Looks assim costumam ficar lindos com salto alto fino, alongando o corpo e deixando-o mais sofisticado.
Outros modelos bastante utilizadas são:
- sapatos de salto,
- óculos de sol grandes,
- blusas reveladoras,
- calças e shorts jeans justos,
- saias curtas.
-
Criativo
Abusa em estampas, combinações e cores, usando elementos divertidos para criar um look totalmente diferenciado. Transmite uma energia intensa e alegre. Testa todas as opções de roupas que tem vontade. Busca inovar sem regras ou censuras e usa a roupa como forma de expressão.
Características marcantes desse tipo de visual são:
- cintos,
- cores vivas,
- sobreposições,
- desconstrução de padrões,
- peças artesanais e customizadas,
- variação e combinação de estampas e tecidos.
Esses são os estilos mais comuns de roupa, todavia, não significa ter obrigatoriamente que optar apenas por um deles. Muitas pessoas mesclam peças de todos citados anteriormente, conforme se sentem mais confortáveis e confiantes.
O que realmente importa é estar bem com o que está vestido. Essas sugestões são padrões de comportamento de vestimenta e de escolhas que algumas pessoas costumam fazer, porém, são inteiramente mutáveis e adaptáveis.
Identificou algum estilo que tenha tudo a ver com você? Ou faz parte do time que mescla diversas opções? Compartilhe conosco nos comentários.