Precisa comprar Gás 24 horas mesmo? Com o aumento recente do gás de cozinha, tornou-se ainda mais importante saber como economizar e evitar seu desperdício.
Na verdade, porque não economizar sempre, independente de seu preço? Afinal, economizar dinheiro em tempos de crise é fundamental. E vale até nas pequenas coisas do dia a dia: tomando banho mais rápido.
Assim, diminuindo a conta de água, mantendo as luzes apagadas, reduzindo a fatura de energia. E diminui a quantidade de vezes que precisa comprar gás 24 horas para sair correndo.
Enfim, são várias atitudes simples que podem fazer uma diferença enorme no seu orçamento no final do mês.
E, claro, isso também pode ser aplicado ao gás de cozinha, atitudes simples que podem ajudar a economizar, e muito, o consumo do gás de cozinha. Quer saber quais são?
Confira, abaixo, 10 dicas para economizar gás de cozinha:
1 – Evite vazamentos
É preciso verificar, constantemente, a mangueira do gás de cozinha, isso irá garantir que não haja vazamentos. Examine com muita atenção e certifique-se de que esteja encaixada e dentro do prazo de validade.
Caso note algum defeito ou vazamento, troque-a imediatamente, garantindo a segurança e a economia do seu gás de cozinha.
2 – Panelas no tamanho correto
Um erro muito comum e que pode fazer toda a diferença no tempo de cozimento dos alimentos é o tamanho da panela. Esta deve ser do tamanho da boca do fogão. Acredite, o contrário disso provoca desperdício de gás de cozinha, por exemplo, ao usar uma panela pequena sobre uma boca grande, ao contrário do que se imagina, o alimento não cozinhará mais rápido, já que boa parte do calor gerado acabará passando para o ar e não para a panela.
3 – Regulador de gás sem riscos
O regulador serve para reduzir a pressão do gás de cozinha que sai do botijão, por isso, é fundamental que ele esteja funcionando com segurança. Para isso, o verifique, constantemente, evitando riscos futuros. Por isso sempre peça a nota fiscal caso precise fazer uma troca.
4 – Panelas sempre tampadas
Muita gente não sabe, mas preparar a comida com a tampa fechada, além de servir para acentuar o sabor dos alimentos, também torna todo o processo mais rápido, o que significa economia de gás de cozinha.
5 – Use sempre panela de pressão
Sem dúvida, cozinhar na panela de pressão dignifica uma grande economia de tempo, gás de cozinha e, claro, dinheiro.
6 – De olho na cor da chama
Muita gente também nem imagina, mas a cor da chama pode avisar quando os queimadores não estão regulados. Pois é, o ideal é que a chama esteja azulada, caso esteja amarela, isso indica que os queimadores do fogão estão desregulados. O que faz com que soltem mais gás do que o necessário.
Outro sinal da cor da chama do gás é que ele pode estar acabando, com isso ao invés de esperar acabar e ter que procurar uma revenda de gás 24 horas, melhor comprar logo o reserva.
7 – Bocas do fogão sempre limpas
Procure manter as bocas do fogão sempre limpas, do contrário, os alimentos levarão mais tempo para serem cozidos, e o gasto de gás de cozinha, claro, será maior.
8 – Alimentos de molho
Procure deixar alimentos como feijão, arroz, grão de bico, ervilhas secas, grão de soja e semente de trigo de molho. Por algumas horas antes de cozinhá-los, isso torna o cozimento mais rápido.
9 – Descongele previamente
Se pretende ter o gás 24 horas por dia, por que também não descongelar o alimento 24 horas antes? Procure descongelar carnes e outros alimentos que costumam ficar no congelador um dia antes de cozinhá-los, isso vai ajudar a reduzir o tempo de cozimento, gerando uma boa economia do gás 24 horas.
10 – Uso inteligente do forno
Então, sempre que for assar algo no forno, procure incluir mais de um prato na mesma leva, pois toda vez que o forno é ligado, uma grande quantidade de gás de cozinha é liberada para que ele fique aquecido. Fazendo que economize gás 24 horas.