Energia solar

Maior usina solar de Porto Alegre ficará em um cemitério

Para você que ainda não sabe ou que esse tipo de informação que você irá ler ainda não chegou até você, atualmente a maior fonte de energia de todo o país é a energia hidroelétrica, mas depois de algumas crises, falta de chuva, a energia solar começou a ser muito investida e o estado do Rio Grande do Sul está bem acima no ranking de estados que fornecem essa energia em grande escala.

Neste artigo, iremos discorrer um pouco sobre a maior usina de energia solar de Porto Alegre que se tornou muito famosa porque o projeto dessa usina ficará em um cemitério, o que despertou muito a curiosidade das pessoas que desejam saber mais informações sobre isso, então continue abaixo para que este artigo possa te informar melhor sobre isso.

Produção de Energia Solar em Porto Alegre

Como já citado acima, o Rio Grande do Sul está investindo cada vez mais em energia solar, o que teve um grande crescimento de muitos anos pra cá. É interessante pontuar que esse estado fica em segundo na lista de estados que são produtores de energia solar, perdendo apenas para Minas Gerais, mas não se engane o Rio Grande do Sul quer alcançar o primeiro lugar dessa lista. 

Nesse estado existem algumas cidades que andam investindo bastante nesse tipo de fornecimento de energia, ocupando o segundo lugar da lista está Porto Alegre, que recentemente soltou a notícia de que irá construir uma grande extensão de placas geradoras dessa energia, ou mais conhecidas como fotovoltaicas. 

Abaixo, você poderá conhecer um pouco de como vai funcionar essa usina, como está sua capacidade e como essas instalações serão feitas. 

Qual o tamanho da usina Solar que será construída

A escolha do cemitério João XXIII foi muito sábia, pois só com essas instalações das placas fotovoltaicas o fornecimento de energia solar irá abastecer diversas unidades de projeto sociais de associações como a Associação Cristã de Moços, do Rio Grande do Sul, na qual o cemitério faz parte também do investimento. Além disso, esse investimento terá um megawatt de potência capaz de suprir energia para 450 residências de Porto Alegre. E isso foi afirmado por um dos engenheiros responsável pela instalação.   

Serão 7 mil metros quadrados de placas de energia solar fotovoltaica e  2,3 mil módulos de silício que têm a função de captar e transformar essa luz do sol em energia sustentável e  que serão diretamente instalados no telhado do cemitério.

O ponto positivo é que a expectativa dessas placas é que elas forneçam energia por cerca de 30 anos, além de fornecer energia também para o prédio em que será instalado, pois dará uma economia de cerca de 95%.

Como serão feitas as instalações dos painéis solares no cemitério de Porto Alegre?

Os painéis serão instalados durante vários dias, primeiramente a prefeitura local e o governo do estado sempre planejam muito bem esses tipos de investimentos que são absurdamente altos, várias pesquisas são realizadas no local e algumas adaptações também. O desejo de todos os colaboradores desse projeto é que essas placas fotovoltaicas sejam cada vez mais presentes em toda a região, estado e cidade pois atualmente é a melhor fonte de energia renovável e que irá contribuir para a economia e sustentabilidade do meio ambiente, além disso irá favorecer mais ainda o turismo que é muito conhecido na cidade, pois as empresas e indústrias poderão consumir dessa energia.

Como foi feita a escolha do local

Muitas pessoas acabam estranhando o fato de que as placas fotovoltaicas serão instaladas no cemitério, mas na verdade elas serão instaladas no topo do telhado do cemitério João XXIII que é o mais conhecido em toda a cidade. Essa escolha foi feita como meio de aproveitamento de todo o local que já é bastante grande, e por que não transformar o maior lugar em fonte de energia para a população? Foi exatamente isso que os projetos apontaram, durante uma série de pesquisas feitas pelo governo local foi constatado que esse seria o local ideal para o momento. 

Como já citado acima, o fogo do estado do Rio Grande do Sul no geral é realmente se tornar um dos maiores fornecedores de energias solares do país, o que é muito bom pois eles assim como Minas Gerais, se tornam referências nessas produções.

Neste artigo você pode ter acesso às informações sobre o novo investimento do governo do Rio Grande do Sul e especialmente da cidade de Porto Alegre em tornarem o maior prédio da cidade em questão de expansão, em um dos fornecedores de energia solar para que a população e o meio ambiente se beneficiem disso. É uma ótima notícia pois isso pode se tornar um dos planos futuros não só das principais estados como também de todas as cidades.