Educação digital infantil

3 motivos para incentivar a educação digital infantil

Ao contrário do que muitos pensam, a educação digital não se trata apenas de ter boas habilidades com o mundo da tecnologia e dominar seus recursos, mas vai além. A educação digital abre um mundo de possibilidades, e explora o melhor uso da internet disponível para o benefício das nossas crianças. Neste artigo abordaremos pontos fundamentais em se tratando de educação digital e quais são os benefícios que ela traz.

O que é a educação digital?

A educação digital abrange a forma positiva de utilização da internet, Sabemos que as crianças têm contato com o universo digital muito cedo, mas desde sempre usam os aparelhos eletrônicos apenas como forma de entretenimento, mas na educação digital este uso é direcionado para a obtenção de conteúdo e utilizado como facilitador do aprendizado.

Muitas pessoas ainda têm dificuldade de separar o mundo real do mundo virtual, como se este último fosse um universo inventado, feito por pessoas irreais, o que faz com que o comportamento das pessoas na internet seja hostil, ofensivo, e que muitas delas compartilhem coisas que elas jamais seriam capazes de comunicar no mundo real, e aí mora um grande perigo: pessoas se vêem diminuídas, profundamente ofendidas, magoadas, e podem até desenvolver transtornos psicológicos como depressão e ansiedade.

Também é parte da educação digital ensinar às crianças que a internet é uma continuidade do mundo real, e fazer o uso de boas práticas como ética, moral e gentileza são pontos fundamentais.

A educação digital ensina a importância de compartilhar conteúdos que agreguem, de fontes confiáveis, evitar conteúdos ofensivos e levar em conta que por trás de todas as telas há pessoas reais, incorporando o que lêem e ouvem em suas vivências sociais, daí a importância de repensar a forma de comunicação no universo digital, evitando situações desconfortáveis e práticas ruins nesse universo tão vasto.

Qual a importância da educação digital na infância?

Se as crianças estão tendo um contato cada vez mais precoce com a internet e o mundo digital, por que não ensiná-las a fazer um bom uso dessa ferramenta?! Sabemos que na internet existem infinitos caminhos a serem seguidos, e que há muitos recursos disponíveis para uso.

A verdade é que vemos muitas pessoas fazendo o uso incorreto desses recursos e  causando sérios problemas no mundo digital. 

Existem hoje muitas opções de entretenimento no universo digital, e muitas crianças utilizam aparelhos eletrônicos apenas com este fim. Parte da importância da educação digital está em introduzir os recursos disponíveis no mundo digital como ferramentas de aprendizado, estimulando as crianças a buscarem neste universo uma fonte de conhecimento e a enxergar a internet como um enorme e infinito livro de saberes. 

A educação digital ainda pode prevenir as crianças dos riscos presentes na internet, pois por se tratar de algo que une pessoas das mais diversas culturas, opiniões e intenções, existe um perigo iminente às crianças por sua ingenuidade e inocência. Com a consciência do que é e não é permitido na internet, as crianças são capazes de identificar ações prejudiciais e fugir delas de forma sábia e segura.

Listamos a seguir 3 motivos para incentivar a educação digital infantil.

1. Desenvolve o raciocínio lógico

Ao serem estimuladas a utilizar a internet de forma positiva, as crianças conseguem acelerar o seu raciocínio, alcançando resolução de problemas com a utilização de recursos digitais, buscando a melhor ferramenta para isso, ou até mesmo desenvolvendo uma nova ferramenta como uma plataforma, ou um aplicativo que vá auxiliar em determinada situação. 

2. Estimula a criatividade

A internet promove o raciocínio lógico e estimula a criatividade, pois através dela é possível criar muitas possibilidades de aprendizado. A educação digital mostra para as crianças que o universo digital é interessante, estimulante e permite uma interação não encontrada em outro lugar, assim as crianças têm sua criatividade estimulada, pois estão sempre em busca de meios de utilização que sejam divertidas e tragam aprendizado.

3. Facilita a comunicação

Pode parecer contraditório, mas a internet pode promover a comunicação. Uma das formas mais conhecidas de uso da internet são as redes sociais, por onde estamos nos comunicando constantemente, na maioria dos casos com pessoas de idades e gostos semelhantes.

Crianças que são mais introvertidas ou têm dificuldade de se comunicar e fazer novas amizades, podem encontrar na internet um caminho para se desfazer dessa barreira, se comunicando online e criando laços afetivos que, posteriormente, vão refletir em sua comunicação na vida real, vão auxiliar na forma gentil e correta de estabelecer relações e uma comunicação clara.

A comunicação nas redes sociais e no mundo digital em geral promove a autoconfiança necessária para que a criança se expresse com mais facilidade e tenha maior desejo em se comunicar.

Estes são alguns dos principais benefícios da educação digital. Compartilhe com seus amigos e discutam sobre a importância da implementação dela no dia a dia das nossas crianças.