Com a chegada do WhatsApp Business, as empresas passaram a usar essa extensão do aplicativo para interagir com seus clientes.
A utilização do WhatsApp Business insere-se assim nas estratégias para melhorar o atendimento ao cliente, abrindo um novo canal de comunicação mais próximo e com grandes possibilidades.
Além disso, o aplicativo permite, por meio das ferramentas que disponibiliza às empresas, aumentar a eficiência e a produtividade. Então vamos para o artigo que o Blog BKSP preparou para você.
O que é WhatsApp Business?
O WhatsApp Business é um aplicativo desenvolvido para facilitar a comunicação das pequenas e médias empresas com seus clientes e fornecedores.
Incorpora controlar que automatizar mensagens e tarefas, ao mesmo tempo que permite organizar os seus contatos, sem descobrir as utilizações restantes do WhatsApp com que já estamos mais do que habituados: enviar e responder mensagens, compartilhar fotos ou vídeos etc.
Por meio do WhatsApp Business, a empresa pode realizar as seguintes tarefas: envio de atendimentos de compromissos, alertas de frete ou outras notificações, além de vídeos com acompanhamento de produtos ou documentos como recebimento.
Como funciona o WhatsApp Business?
Os primeiros passos são os mesmos da criação de um perfil pessoal do WhatsApp: baixe o aplicativo (no caso, o aplicativo WhatsApp Business e verifique o número do telefone seguindo as orientações que aparecem na tela.
A interface que o usuário encontra é praticamente igual à do aplicativo pessoal WhatsApp, com as seções de bate-papo, status e chamadas.
No entanto, a seção de configurações vai além e permite que você edite o perfil da empresa, estabeleça quais serão as mensagens automatizadas e visualize as estatísticas.
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Características do WhatsApp Business?
- Incorporar um perfil de empresa. Como nas redes sociais, permite exibir informações básicas sobre o negócio (localização em mapa, site, e-mail, breve descrição, horário…).
- Gere um catálogo de produtos que inclui fotos e preços.
- Permite o acesso às estatísticas de utilização da aplicação, sendo possível saber quantas mensagens foram enviadas, entregues e recebidas, bem como quantas a própria empresa leu.
- Fornece ferramentas de automação de mensagens. É possível gerar uma lista de respostas rápidas que a empresa envia com frequência para solucionar algumas dúvidas comuns.
- Também é possível gerar mensagens automatizadas no caso de não conseguir responder imediatamente, com mensagens de boas-vindas e mensagens de ausência, que são habilitadas nos horários definidos pelo usuário.
- Organize os contatos de acordo com os rótulos (por exemplo, novos contatos, clientes regulares, pedidos pendentes de pagamento…).
- Estabelecer contas verificadas por meio de crachá (como em outras redes sociais como Twitter ou Instagram) de forma que proporcione maior segurança e confiança ao cliente.
Para uso pessoal, muitas pessoas que não têm acesso às funcionalidades da versão business acabam recorrendo a versões alternativas deste App, como é o caso do WhatsApp Plus .
Vantagens do WhatsApp Business
Proximidade com o cliente
Os usuários se comunicam com segurança usando a mesma plataforma para suas mensagens pessoais e para contatos com empresas. Poder enviar mensagens para uma empresa por meio de um aplicativo de mensagens faz com que “se sintam mais seguros sobre a marca”, de acordo com um estudo publicado pelo Facebook Messenger.
Por exemplo, se você comercializa smartphones em sua loja online, e o cliente está pesquisando qual o melhor site para comprar iPhone , com certeza, o cliente se sentirá mais confiante em finalizar a compra se puder entrar em contato com o vendedor através do WhatsApp.
Uso de marketing conversacional
O aplicativo permite que os gerentes de vendas respondam a perguntas com mensagens valiosas motivadas em contexto.
Por outro lado, o uso de mensagens automatizadas permite que a empresa participe da conversa mesmo quando não há nenhum funcionário disponível. Assim, você pode atender o cliente em um momento crítico, em que o usuário entra em contato com a empresa e está mais disposto a dar um passo adiante e fechar sua compra.
Impulso para automação
As facilidades no envio de mensagens pré-programadas permitem que a empresa acesse todas as vantagens da automação, eliminando algumas tarefas repetitivas como ter que escrever a mesma mensagem para vários clientes. Por outro lado, alguns processos são aperfeiçoados, evitando, por exemplo, mensagens não respondidas.