Graxa lubrificante

Óleo x Graxa: similaridades e diferenças

O óleo e a graxa são basicamente dois produtos que podem ser semelhantes mas possuem muita diferença na aplicação e efetividade de quem os usam, e neste artigo você encontrará informações sobre a lubrificação com óleo e a lubrificação com graxa para que possa entender e utilizar esse conhecimento quando precisar assim você terá autonomia para não errar mais nisso.

Abaixo, você terá informações também sobre a função da graxa e do óleo que irão agregar ainda mais ao seu conhecimento.

O que é graxa?

A graxa é basicamente um composto lubrificante semi-sólidos que são constituídos por meio de uma mistura de óleo, aditivos e engrossadores denominados de sabões metálicos, a base de alumínio, cálcio, sódio, lítio e bário. As graxas são utilizadas onde geralmente  uso de óleos não são recomendados já que ela possui a sua funcionalidade única, os principais ensaios físicos dela são:    

  • Consistência

Fator que apresenta dureza relativa e geralmente resistência à penetração.

  • Estrutura

É vista no tato e na aparência da graxa, visto que ela é mais densa.

  • Filamentação

Esse é um dos pontos mais nítidos quando a graxa é observada, ela tem a capacidade de formar fios ou filamentos já que a sua estrutura conta com diversos componentes que agem para que isso aconteça.

  • Adesividade

É basicamente a capacidade de aderência. 

  • Ponto de fusão

Temperatura na qual a graxa passa para o estado líquido.

É sempre importante saber as principais funções da graxa, já que neste artigo você encontrará funções sobre a lubrificação com óleo também e suas principais diferenças. 

Funções da Graxa e seus tipos

Uma das principais funções da Graxa é reduzir a fricção e o desgaste dos elementos em que são aplicados, além também de proteger de ferrugem e corrosão pois possui um alto poder lubrificante e consistente que forma uma camada protetora contra esse tipo de abrasivo.  

Além disso, essa camada protetora que a graxa acaba formando ajuda principalmente a poeiras, sujeiras, água e outros invasores a não penetrar nas partes com o lubrificante e mesmo se acontecer algo parecido, ela tem um grau de tolerância de contaminação sem perda significativa de eficiência.

O que é óleo?

O óleo é como um redutor de atrito, então o óleo lubrificante reduz todo desgaste produzido pelos atritos de uma superfície que se movimenta evitando todo tipo de quebra de algum dos componentes desta máquina.

Um dos papéis do óleo lubrificante é atuar principalmente no sistema de refrigeração, por exemplo, ele atua como um condutor refrigerante ou de calor mesmo, então pode ser usado intencionalmente para máquinas que possuem graus de calor para que ele refrigere ou entregue esse calor.

Assim como a graxa que foi discorrida acima, o óleo lubrificante também auxilia na prevenção de corrosão devido aos aditivos que estão em sua composição, então ele previne ferrugens e outros tipos de abrasivos que podem ocorrer. 

Abaixo, discorreremos sobre as similaridades e diferenças da  lubrificação com óleo e graxa.

Similaridades e diferenças da lubrificação por graxa ou óleo

A lubrificação adequada pode ajudar a prevenir diversas falhas em qualquer máquina que se não forem lubrificadas corretamente pode gerar um transtorno a mais e você verá as principais diferenças entre a lubrificação com óleo e a graxa neste artigo abaixo.

As principais diferenças consistem basicamente em que a graxa funciona bem em aplicações de máquinas que os elementos operem em uma velocidade moderada e uma temperatura que não seja muito alta também.

Já o óleo tem sua funcionalidade diferente, ele tem melhor desempenho em alta velocidade e aplicações de fricção extrema, além de se sair muito bem em sistemas que operam regularmente em altas temperaturas, além de em sistemas de circulação ele auxilia a resfriar os componentes. 

Abaixo, terá os benefícios de cada lubrificante. 

Benefícios da  lubrificação com óleo e com a graxa

Abaixo, você verá os principais benefícios sobre a  lubrificação com óleo e com a graxa que se unidos à lubrificação do lugar certo pode fornecer algumas vantagens positivas.

  • Benefícios com a graxa

Ela não necessita de um sistema de lubrificação como bomba, filtro, poço ou tubulação por exemplo, ela pode ser aplicada livremente em qualquer superfície que tenha atrito ou para lubrificação e proteção de alguma. 

Melhor controle de vedação e vazamento quando utilizada de forma intencional e correta para isso. 

Pode perdurar mais tempo no equipamento ou máquina, além de fornecer vedação contra contaminantes ou abrasivos. 

  • Benefícios com o óleo

Prolonga a vida útil de equipamentos, rolamentos e sistemas que ele pode cumprir o seu papel como lubrificador. 

Além de ser um componente auxiliar na refrigeração, ele é mais limpo que a graxa devido a capacidade de transportar contaminantes.

Neste artigo, você teve acesso às informações sobre a  lubrificação com óleo e graxa, a principal diferença entre eles já que os dois são componentes lubrificantes muito bons e se usados da maneira correta dentro de suas funções próprias.