Posicionamento orgânico: o que você deve observar em seu site?

Neste artigo (um pouco mais longo do que o habitual) ofereço-lhe um Guia Rápido para que possa acompanhar por si próprio os principais aspetos do seu site ou blog empresarial em termos de conseguir um bom posicionamento orgânico (gratuito) no Google e nos restantes motores de busca.

Para que você não fique com o que seu web designer lhe diz. E para que, a partir de agora, você consiga uma melhoria contínua em seu site.

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Empresários e empreendedores costumam delegar ou, melhor dizendo, exigir de seus web designers que seus sites alcancem o melhor posicionamento orgânico, ou seja, que apareçam nos primeiros lugares no Google.

Neste artigo vou ensinar algumas coisas que você precisa saber para monitorar se as coisas são feitas corretamente em seu site, ou quais coisas você deve corrigir se não forem.

[Antes de prosseguir, deixo-vos um artigo para que possam descobrir, de forma rápida e fácil, como saber onde está o seu site no Google ]

Vamos esclarecer, antes de mais nada, que o posicionamento orgânico não depende apenas de uma boa otimização do site, mas também (e cada vez mais importante) do marketing que fazemos para promovê-lo (publicação de artigos, redes sociais, etc.).

Para deixar mais claro, recomendo meu artigo no site como ponta de lança da sua presença digital .

Basicamente, o posicionamento orgânico tem duas fases, que os profissionais de marketing chamam de “SEO on page” e “SEO off page”, ou seja, as técnicas implementadas “dentro” do site e as estratégias desenvolvidas “fora” dele. Neste artigo vou focar no primeiro. Para SEO off page recomendo estes dois serviços:

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Palavras -chave e posicionamento orgânico

Obviamente, quando falamos em posicionamento orgânico, a primeira coisa que vem à mente são as famosas “palavras-chave”, ou palavras-chave (mais corretamente, expressões-chave ). Seria impossível resumir tudo o que precisa ser dito sobre isso em um artigo, mas vou parar nas coisas que você deve observar e verificar em seu site.

Onde você deve olhar para ver se o seu site está devidamente otimizado em termos de palavras-chave? Em vários lugares. Vamos um por um.

 

Título e “título”

Quando se trata de posicionamento orgânico, o título dos seus artigos, ou das páginas dos seus produtos ou serviços, não é o mesmo que o “título”. Vamos explicar cada um para que você possa distingui-los:

Título: Este é fácil, embora você precise conhecer alguns de seus segredos. Em princípio, é o que o nome sugere, ou seja, o título que você define para o seu artigo ou para cada uma das páginas do seu site. Verifique os títulos dos artigos que publicou até agora e de cada uma das páginas do seu site (os produtos que vende ou os serviços que presta) e veja se incluem uma “palavra-chave” relevante para o seu negócio , e com o qual você deseja alcançar as primeiras posições no Google.

Sobre esse assunto, recomendo meu artigo sobre por que você deve começar pelo título ao publicar artigos . Preste atenção lá também no que eu explico sobre a tag “H1” (não vou explicar de novo aqui para não tornar este artigo muito longo.

Agora, uma questão importante quando pensamos no posicionamento orgânico do nosso site. Cada página do seu site ou blog deve ser orientada para posicionar uma, ou no máximo duas palavras-chave. 

Se você propõe que cada página do seu site, que cada artigo que você escreve, alcance as primeiras posições no Google em resposta a um grande número de buscas, você estará perdendo o foco. Portanto, ao revisar as páginas do seu site, você deve ter em mente qual é a palavra- chave alvo .de cada página (a que você deseja classificar para essa página específica) e veja se tudo nessa página está otimizado para essa palavra-chave. 

E outra coisa importante sobre isso é que você não precisa criar muitas páginas visando a mesma palavra-chave. Uma palavra-chave = uma página. Caso contrário, você vai confundir o Google, e ele não saberá qual página mostrar quando um usuário fizer uma busca naquela palavra-chave, e provavelmente não mostrará nenhuma (pelo menos é o que dizem alguns especialistas em SEO que sabem mais do que eu).

“Título”: como eu disse acima, o “título” (portanto, entre aspas) não é o mesmo que o título. O “título” é uma meta tag, um meta data, que escrevemos no código HTML das páginas do nosso site. Não tenha medo, agora vou explicar como olhar para isso. É um dos elementos mais importantes quando trabalhamos para alcançar um bom posicionamento orgânico .

Para que você possa vê-lo graficamente, o “título” é o que o Google mostra na primeira linha dos resultados de pesquisa realizados por seus usuários.

Assim, uma das coisas que os robôs do Google procuram quando visitam nosso site é o “título” de cada uma de suas páginas. Esses metadados informam ao Google do que se trata, qual é o tema que cada página do nosso site aborda.

Claro que quando se trata de posicionamento orgânico , o Google analisa muitas outras coisas para definir quais páginas são as mais relevantes para mostrar como resultado das buscas de seus usuários, mas o “título” é um dos mais importantes.

Embora o Google gerencie muito bem, mesmo que não haja uma metatag de “título” definida para as páginas do nosso site, é melhor que façamos bem nossa lição de casa e não deixemos que um robô faça isso por nós. Muitas vezes o Google “escreve” um “título” diferente do que definimos, baseado no que “lê” no resto da página.

Mas se fizermos bem nosso dever de casa, conseguiremos que ele mostre o que queremos que nossos clientes e potenciais clientes leiam lá.

Assim, o “título” é, junto com o título, outro dos aspectos mais importantes que você deve observar ao revisar seu site ou blog. E como você pode ver o “título”?

É muito fácil, aqui eu explico para você. Navegando no seu site com o navegador Firefox (com o Google Chrome você também pode fazer isso, mas é mais complicado de ler, e os navegadores da Microsoft não são as melhores ferramentas para isso), você clica com o botão direito do mouse em alguma área de texto de cada página, e no menu drop-down que aparece você clica em “Ver código fonte” .

Você será presenteado com uma página que pode assustá-lo no início. 

Deve ter no máximo 60 caracteres (embora o Google possa variar essa extensão a qualquer momento). Cada página do seu site deve ter um “título” próprio, justamente para conseguir o melhor posicionamento orgânico para cada uma delas.

Muitos web designers, por desconhecimento ou por não se dar ao trabalho (totalmente, os clientes não sabem nada sobre essas coisas), copiam e colam o mesmo texto em todas as páginas, sem nenhuma orientação para otimização de SEO.

E então, você tem que verificar se o “título” de cada página também está otimizado, ou seja, se inclui a palavra-chave alvo daquela página, em coincidência com a do título .

Mas, é claro, também precisa ser direcionado adequadamente ao que seus clientes em potencial verão quando pesquisarem no Google.