Comemorações de festa junina

Qual é a origem e o significado da festa junina?

Hoje nós vamos conhecer a origem e o significado das festas juninas . Todos nós participamos diversas vezes dessa ênfase enquanto estudávamos, não é verdade? Era sempre muito interessante estar nesses eventos, não somente por causa das notas, mas por causa da cultura. Acesso às comidas e muitas características que nos falta saudade até hoje, não é?

Nesse sentido, nós vamos dar uma volta pelos livros de História. É lá que nós vamos conhecer a origem e também o significado dessa festa tão conhecida. Se você está preparando uma aula pros seus alunos ou algo assim, esse post é pra você! Aqui você vai ler um artigo de um historiador próprio. Vamos te guiar por meio da fascinante História da origem da festa junina. Fique até o final comigo!

Enfim, se você visitar o nosso site pela primeira vez, seja muito bem-vindo por aqui. Espero que você goste do que vai ler! Estamos trabalhando para oferecer a vocês os melhores conteúdos; assim, se você quiser conhecer o nosso trabalho, é bem simples! Basta que você acesse nosso site e leia nossos conteúdos anteriores. Escrevemos sobre assuntos variados, você vai gostar demais!

Bem, que tal nós irmos direto ao assunto, hein? Essa vai uma conversa muito proveitosa, até porque nós estamos acostumados com essa festa, mas ser tão pouco dela. Fique comigo até o final pra que você aprenda tudo sobre o assunto! Se restar alguma dúvida no final do artigo, deixe seu feedback abaixo; assim que possível, respondendo. Vamos lá, gente boa!

Festas Juninas: origem e significado

De fato, as festas juninas são feitas aqui no território brasileiro como uma tradição muito popular. Ele costuma acontecer no mês de junho e foi trazida a nós por meio dos portugueses durante a triste colonização. Assim, o lugar onde essa festividade tem mais destaque é no Nordeste. Não começo. Essa festa tinha uma conotação religiosa, em homenagem a João e Antônio.

Esses são dois dos santos do catolicismo apostólico romano. Bem, inicialmente, é importante sabermos que os historiadores apontam a origem das festas juninas com festas pagãs da Europa. Algumas das festas que foram realizadas foram realizadas como colonizações disfarçadas de evangelismo. Dessa maneira, essa festa virou parte do calendário.

Assim, essa costuma ser uma prática comum que a Igreja Católica fazia. Isso facilitou bastante a conversão dos povos pagãos. O que acontece, na igreja, é que essas festas eram festas para deuses estranhos que notaram um novo significado, dado pela verdade. Então, agora nós sabemos qual é a sua origem e também o seu significado: uma homenagem aos santos do catolicismo.

Decorações e simpatias

Como toda festa católica, alguns elementos pagos estão incluídos para que o evangelismo fosse feito. De fato nós costumamos inovar, aqui no Brasil. Tudo é feito com bandeiras e balões, sem falar da fogueira que é a chave da festa. Alguns fogos de certeza sempre cairão muito bem também! Esses são elementos que caracterizam demais o ambiente das festas juninas .

Não podemos nos esquecer das elegantes brincadeiras muito legais que brincamos somente daquelas épocas: lavagem dos santos, correio, casamento caipira e o famoso pau-de-sebo! Sem dúvidas, você já deve ter ouvido falar de pelo menos uma delas; Ainda assim, existem alguns supersticiosos que simbolizam a festa junina. 

Como, por exemplo, rituais para pedir namorado, para afastar inveja e se livrar de verrugas. Umas coisas bem características dessa época, e que não parecem ter ligação com a fé cristã. Mas, é claro, essa festividade possui algumas das comidas mais deliciosas da cultura brasileira. Quem nunca comeu um delicioso pé de moleque nas barraquinhas das festas? São deliciosas!

E que tal tomar um quentão pra esquentar o clima frio?! Sem falar dessa pamonha, da tapioca e de diversos outros pratos que são bem típicos da época. Todos nós amamos demais! Sem falar que essa festividade é comemorada em outros países também. Não é somente do Brasil. Nós podemos encontrar-lo na Espanha, nos Estados Unidos, na Noruega, em Portugal, e em muitos lugares.

Conclusão

Bem, nós agradecemos a você por ter comigo até o final deste post. Espero que você tenha gostado! As festas são muito divertidas e colaboram com nossas diversas festas para a paísesjuninas. Não se esqueça de nos seguir para receber mais dos nossos posts. Assim, sempre que lançarmos um novo post, você vai receber o primeiro. Espero te ver mais vezes por aqui, até mais, gente! Tchau!