Vantagens da Nota Fiscal eletrônica

Tudo que você precisa saber sobre a nota fiscal eletrônica

A nota fiscal eletrônica é um documento que se tornou parte do dia a dia dos negócios. Ela foi criada para substituir o formato tradicional de cobrança, simplificando seu lançamento e organização. 

A nota fiscal eletrônica agora é liberada e armazenada eletronicamente, excluindo arquivos físicos e de impressão, o que reduz custos e riscos de perda.

No ano de 2006, o governo introduziu a obrigação de emitir nota fiscal eletrônica nesse formato, que atualmente cobre a maioria das operações corporativas, como venda, compra, envio, devolução e devolução de produtos. 

E isso é necessário não apenas para empresas de médio ou grande porte.  Todos os negócios, inclusive, os de pequeno porte também precisam emitir nota fiscal eletrônica.

Então é fundamental compreender como funciona para manter sua empresa atualizada com os documentos fiscais.

Vantagens da Nota Fiscal eletrônica
Vantagens da Nota Fiscal eletrônica

Nota fiscal eletrônica o que é e suas vantagens

A nota fiscal eletrônica registra as transações fiscais das empresas em formato eletrônico. 

A força legal é fornecida pela assinatura digital da empresa emissora e autorização prévia para uso pela administração tributária do estado responsável pelo pagamento do imposto

Essa mudança proporcionou inúmeros benefícios, como a substituição da maioria das anotações em papel, o que facilita muito o trabalho dos empreendedores (especialmente as pequenas empresas que costumam realizar essas atividades por conta própria).

Esta é uma inovação tecnológica real nos processos das empresas. 

No final, o empresário tem a oportunidade de usar o emissor de notas embutido no sistema e, assim, pode usar automaticamente as informações registradas sobre clientes e fornecedores na nota. 

Portanto, não há necessidade de inserir dados, mas apenas verificá-los.

Além disso, as notas estão disponíveis on-line no site da Receita Federal por até 180 dias, o que permite que você obtenha uma consulta a qualquer momento. 

O acesso é realizado usando a chave gerada durante a emissão do próprio documento.

Vantagens da nota fiscal eletrônica: 

  • Reduz o impacto ambiental, reduzindo o uso de papel;
  • Reduz o tempo de entrega das mercadorias, uma vez que o tempo necessário para a inspeção de caminhões se tornou menor;
  • Reduz os custos ao imprimir e armazenar documentos nas empresas;
  • Incentiva o comércio eletrônico e o uso de novas tecnologias;
  • Aumenta a confiabilidade e a confiabilidade dos documentos fiscais;
  • Amplia o controle fiscal, oferecendo troca de informações entre autoridades fiscais.

 

No entanto, é importante observar que a nota fiscal eletrônica não substitui todos os documentos fiscais existentes na lei, como um cupom fiscal. 

No momento, ela substitui apenas as contas 1 / 1A usadas para documentar transações comerciais de mercadorias, contas de consumidor e contas de produtor destinadas ao produtor rural.

Nota Fiscal Eletrônica
Nota Fiscal Eletrônica

Tipos de nota fiscal eletrônica 

No total, existem quatro tipos de nota fiscal eletrônica que atendem a metas e necessidades específicas.

  1. Nota fiscal eletrônica (NF-e): Esta é a versão mais comum de uma fatura digital. É usado para vender mercadorias que precisam ser pagas pelo ICMS. A validação do documento é fornecida por assinatura eletrônica (emissor do documento) e a permissão da Secretaria de Finanças (Sefaz) do estado em que a empresa estava registrada.
  2. Nota fiscal de serviço eletrônico (NFS-e): Refere-se à prestação de serviços e é ligeiramente diferente do tipo descrito acima. Isso se deve ao fato de ter sido criado para substituir a Declaração de Serviços, ou seja, está associado a uma taxa de serviço (ISS). Esta nota tem alguns aspectos específicos, como impostos estabelecidos pela cidade, que são registrados usando o código fornecido pela cidade.  Além disso, cada NFS-e se refere a um tipo específico de serviço.
  3. Conhecimento de transporte eletrônico (CT-e): Este documento, criado em 2012, tem como objetivo fornecer transporte rodoviário de carga. Isso elimina a necessidade de contas duplicadas e, como resultado, as chances de uma discrepância entre o que está nas notas e quais produtos são realmente transportados por cada veículo são significativamente reduzidas.  Sua validade é confirmada pela assinatura digital do vendedor e pela permissão concedida pela Sefaz.
  4. Nota fiscal de consumidor eletrônica (NFC-e): Opção eletrônica para os documentos fiscais de papéis.  Dessa forma há mais controle tributário. Ele substitui o cupom e a fatura do tipo 2. Além de reduzir custos e proporcionar maior flexibilidade do processo, comprova o que foi comprado pelo consumidor (produto ou serviço) e confirma os custos reais da transação.