Como declarar Imposto de Renda?

Antes de falarmos como declarar o Imposto de Renda, vamos explicar como funciona esta tributação.

Entre março e abril é feita a declaração do IR, um tributo que amedronta boa parte dos brasileiros. Mas você sabe como funciona?

O que vem a ser esse imposto?

É um tributo que tem o seu valor pago conforme os rendimentos declarados, quem possui renda maior pagam impostos mais altos, quem possui renda menor, impostos menores.

O IR é um tributo anual cobrado pelo governo deduzido dos ganhos dos trabalhadores e das empresas. Entre os rendimentos tributáveis se encontram salário, ganho com aluguel de imóvel, loteria e investimentos.

É dividido em duas classes:

  • Pessoa Física (IRPF)

O IRPF reflete sobre os ganhos de contribuintes que recebem de fontes no Brasil.
As alíquotas são conforme os ganhos, dessa maneira ficam isentos os contribuintes que recebem abaixo do valor limite estabelecido pelo governo.

  • Pessoa Jurídica (IRPJ)

Este Imposto é atribuído a empresas, sendo a alíquota aplicada sobre o lucro, variando ainda conforme a atividade e porte do negócio.

Para a Receita as empresas são contribuintes, por isso estão sujeitas ao pagamento do IRPJ, pessoas físicas e jurídicas a elas com ligação com domicilio no Brasil.

A alíquota IR Pessoa Jurídica está fixada desde o ano de 1996 no valor de 15% em cima do lucro obtido e, ainda conta com um acréscimo de 10% sobre a parcela do lucro que exceder R$ 20.000 mensal.

Como funciona o IR?

Funciona como uma quantia retida todo o mês no salário, ou pago com base em outros ganhos.

Ainda existe uma declaração de imposto obrigatória e anual, essa uma maneira da Receita Federal fiscalizar se o contribuinte está agindo conforme a lei pagando os impostos corretamente.

Em 2019 o contribuinte entre os meses de abril e março prestou conta para a Receita dos ganhos do ano de 2018. Se por ventura a Receita detectar que o cidadão pagou menos impostos do que deveria, o mesmo precisa fazer a compensação.

O valor a ser pago pela compensação é informado logo que a declaração é preenchida, podendo ser paga por boleto ou débito automático.

Em tese para evitar quaisquer problemas o correto é o contribuinte informar todos os seus ganhos do ano anterior, ganhos que vão de salário, aposentadoria, aluguel ou investimentos etc.

Os valores informados na declaração precisam tal e qual dos recibos e comprovantes. Lembrando que sonegar Imposto é crime.

Quem sonega imposto se descoberto, além de pagar multa está propenso a cumprir de 2 a 5 anos de prisão.

Erros acontecem, se você perceber que cometeu algum erro ou esqueceu de informar algum dado, é só fazer uma retificação junto à receita, no prazo de até cinco anos.

Pois dentro desse prazo de 5 anos é que a Receita realiza a “malha fina” cruzando os dados com as informações disponibilizadas através do computador.

Se alguma coisa errada for encontrada com a sua declaração, a Receita pode te chamar para fornecer esclarecimentos.

Como declarar o Imposto de renda?

Primeiramente você precisa saber se estar obrigado a fazer a declaração, se estiver prepare a papelada, seus documentos pessoais assim como de todos os seus dependentes.

O próximo passo é entrar no site da Receita Federal e baixar o programa que  governo disponibiliza para preenchimento, e vá preenchendo conforme a própria orientação do programa.

Não esqueça de preencher os dependentes se tiver. Preencha também sobre os seus rendimentos os tributados ou não.

E o principal informe a receita seus pagamentos passíveis a tributação, os retidos na fonte, doações etc.

Por fim, é hora de informar seus bens, sejam eles físicos como imóveis, veículos, ou dinheiro, poupança etc.

Conferido os dados basta clicar em “entregar declaração”.