Leitura dinâmica

Como exercitar a leitura dinâmica e memorização?

Hoje em dia, cada vez mais pessoas estão aderindo ao uso da leitura dinâmica, que é bastante útil para o aprendizado acadêmico e profissional, principalmente.

Contudo, saber o que é e como ler dinamicamente não é suficiente para se obter sucesso nessa empreitada. Na verdade, também é necessário praticar exercícios que estimulem a leitura dinâmica e a memorização.

Inclusive, para fazer leituras mais rápidas e eficientes você precisa de uma boa memória. Afinal, de nada adianta absorver um conteúdo de forma otimizada se ele não for corretamente armazenado pelo cérebro.

Por tudo isso, criamos uma lista que elenca ao todo 7 formas de exercitar a leitura dinâmica e a memorização ao mesmo tempo. Conheça-as!

Pratique a “ginástica cerebral”

Para abrir a nossa lista, queremos encorajar você a praticar a chamada ginástica cerebral, para assim obter melhorias na cognição e na memória de forma geral. 

O termo “ginástica cerebral” se refere a toda e qualquer atividade que estimule a atividade cerebral, mantendo-o ativo. Alguns exemplos são:

  • Prática de jogos de raciocínio lógico e memorização, como xadrez, damas, sudoku, quebra-cabeças, etc;
  • Prática de atividades físicas, para aumentar o fluxo sanguíneo no cérebro e a consequente melhoria da saúde cerebral;
  • Ler e assistir determinados conteúdos e depois comentá-los;
  • Dentre muitos outros exemplos.

Mantenha o seu cérebro ativo!

Descanse para otimizar o aprendizado

Ao contrário do que pensam algumas pessoas, descansar também é um ato válido na busca por melhores resultados na leitura dinâmica, sobretudo no que diz respeito à memorização.

Isso acontece porque, assim como os músculos, o cérebro também precisa de períodos de descanso para poder funcionar bem. E claro, o aprendizado depende do perfeito funcionamento desse nosso “centro de controle”.

Portanto, tire alguns momentos para descansar da rotina de trabalho e estudos, se desconectando um pouco. Esses momentos devem ser divididos entre pausas feitas durante os dias úteis e dias totalmente dedicados à folga, voltados apenas ao descanso.

Formule perguntas durante a leitura

Assim que começar a fazer uma leitura dinâmica, leia os primeiros trechos do conteúdo, formule algumas perguntas sobre o assunto discorrido e depois volte a ler. Quando terminar de ler o texto, responda às perguntas formuladas com base no conteúdo absorvido.

Praticando esse truque você estará ao mesmo realizando uma leitura mais versátil, aprimorando o seu foco e estimulando a sua memória. Comece hoje mesmo!

Use um marca-texto

Como você deve saber, o marca-texto, ou marcador de textos, é uma espécie de caneta com uma tinta vibrante que é utilizada para sublinhar trechos de livros, artigos, apostilas e outros materiais impressos.

Se você pratica a leitura dinâmica com material físico e quer melhorar tanto a sua leitura quanto a sua memorização, utilize um marca-texto para grifar os trechos que você achar mais interessante.

Fazendo isso, das próximas vezes que examinar o material os seus olhos serão direcionados automaticamente para o trecho destacado, otimizando o tempo para localização daquela informação em específico.

Faça resumos das suas leituras e destaque as principais informações

Fazer resumos após as leituras dinâmicas é uma ótima forma de exercitar essa prática e também a memória. Nesses resumos, você deve elencar as principais informações contidas no conteúdo lido.

Esse exercício provocará a fixação das informações lidas e servirá como um suporte, caso você precise estudar aquele conteúdo novamente. Assim, a nova rodada de estudos será focada apenas nos assuntos essenciais, otimizando ainda mais o tempo.

Dê aulas sobre o assunto que você leu

A maioria dos especialistas em aprendizado afirmam que ensinar é a melhor forma de aprender, pois repassar um conteúdo traz mais clareza sobre ele.

Por isso, intercale a prática da leitura dinâmica com o ensino dos conteúdos que você estiver aprendendo. Para tanto, convide amigos e/ou familiares para serem os seus alunos. 

E claro, este processo também irá estimular a sua memória, que ganhará cada vez mais capacidade de retenção de informações!

Programe-se para ler todos os dias

Por fim, resta dizer que não há como ler dinamicamente nem tampouco ter uma boa memória sem exercitar a prática da leitura, que é a base para qualquer anseio de aprendizado.

Assim, procure dedicar pelo menos alguns minutos do seu dia à leitura, sobretudo se você tiver que assimilar algum conteúdo específico. Esse hábito manterá o seu cérebro ativo, enquanto calcifica as técnicas de leitura dinâmica que você praticar.

Lembre-se: não é necessário ler horas e horas por dia, basta não abandonar o hábito, incluindo-o na rotina e encarando a leitura como uma necessidade básica.