Análise de crédito

7 Benefícios da análise de crédito para empresas

A análise de crédito para empresas assegura a saúde financeira e diminui o risco de inadimplência

Em negociações de bens de alto valor, empréstimos e limite no cartão de crédito, é necessário que a pessoa física ou jurídica passe por uma análise de risco de crédito. Isso ocorre, pois as empresas que atuam na concessão de crédito precisam se proteger do risco de inadimplência, para isso analisam o perfil dos clientes que fizeram a solicitação.

Quando a concessão de crédito é negada, quer dizer que, diante do histórico financeiro do consumidor, a instituição não sentiu confiança que ele cumpriria o combinado. Antigamente, esse processo era feito de forma manual, por um analista de risco, levando muito mais tempo. Agora, a análise pode ser feita de forma automatizada, com Inteligência Artificial.

Logo, para evitar casos de inadimplência – descumprimento de uma obrigação financeira –, e comprometimento das finanças da empresa, é essencial investir em uma análise de crédito para empresas eficiente. Entenda mais sobre esse procedimento e seus benefícios!

Como funciona a análise de crédito para empresas?

Para certificar que o cliente honrará o compromisso com o crédito solicitado, faz-se uma checagem nas condições financeiras, perfil de consumo e histórico de pagamento do mesmo. 

Além de conceder ou negar o crédito, a análise também define o valor que pode ser concedido e a taxa de juros em cima das parcelas. Pode ser feita tanto com pessoas físicas quanto com jurídicas. Geralmente, são pedidos de empréstimos ou financiamentos, como de carro ou imóveis.

O crédito é um risco para a empresa, por isso a análise é fundamental para a segurança das finanças. Em abril deste ano, mais de meio milhão de pessoas entraram no cadastro de inadimplentes do Serasa. Ou seja, há risco de fraudes a todo momento e a análise dá mais segurança às operações. 

Fechar negócios e não receber o pagamento compromete o caixa e a estabilidade da empresa. Visto que há despesas e custos de produção e/ou prestação de serviços. Os setores que mais buscam a análise de crédito são:

  • instituições financeiras;
  • comércios – atacado e varejo;
  • prestadoras de serviço;
  • faculdades particulares;
  • imobiliárias;
  • concessionárias.

Uma tecnologia efetiva diminui ainda mais os riscos e desburocratiza o processo para o cliente. Visto que há uma abundância de dados para serem analisados minuciosamente. Em casos de pessoas físicas, o sistema examina informações pessoais, como nome, escolaridade, CPF, endereço, renda e documentação.

Já em casos de pessoas jurídicas/empresas, analisam o CNPJ, renda da empresa, declaração de impostos, índices de endividamento e investimentos.

Benefícios da análise de crédito para empresas

Como dito anteriormente, a análise de crédito é uma proteção para as empresas. Confira as vantagens desse procedimento!

 Menos risco de inadimplência 

A partir do score de crédito, analisa-se a probabilidade do cliente ficar inadimplente. Essa pontuação varia de 0 a 1000, e serve para identificar as chances do consumidor quintar suas pendências financeiras. Na análise, diferenciam os bons pagadores e os maus, que não pagam no prazo.

Melhor avaliação do atendimento

Com a automação desse processo, as respostas às solicitações são obtidas com rapidez, o que melhora a experiência do cliente e, consequentemente, a avaliação da empresa.

 Proteção para o cliente

Além de proteger a instituição, o cliente também é beneficiado pela análise. Visto que um crédito negado é um aviso de que ele deve se organizar financeiramente e buscar a confiança do mercado.

Produtividade elevada

Além disso, os funcionários podem focar em outras atividades, enquanto o sistema cumpre essa função. Dessa forma, a equipe se torna mais produtiva e pode solucionar outros problemas e pensar em novas estratégias para conquistar clientes.

Análise justa 

Uma análise democrática avalia todas as contas que passaram por problemas de quitação do cliente, levando em consideração que imprevistos acontecem e que, nem sempre, um atraso é motivo de irresponsabilidade. Por isso, observa-se todo o histórico e se o cenário é mais positivo do que negativo.

Fidelização de clientes

Diante da análise de dados do cliente, a empresa conhece-o melhor e pode apresentar as propostas ideais para ele, cativando sua confiança. Mesmo que o pedido dele seja negado, uma estratégia inteligente apresenta outras soluções e promoções que se encaixam no perfil dele, conquistando-o sem assumir grandes riscos.

Melhor planejamento

Com as contas seguras, a empresa tem margem para se planejar e manter o setor financeiro organizado. Um bom planejamento financeiro proporciona mais chances de crescimento e investimentos. Ao mesmo tempo que minimiza os custos com falhas e problemas!