Big Data

Big Data: O que é e como pode melhorar a tomada de decisão de empresas?

Big Data, Cloud Computing, UX Design são alguns dos termos da Tecnologia da Informação (TI) que estão presentes no dia a dia de diversas empresas. Com a expansão da internet e sua crescente importância, quase todo negócio já tem profissionais de TI cuidando de seu parque tecnológico. 

Dada a importância de se manter sempre atualizado, investir em tecnologia deixou de ser um gasto extra da empresa, que mostra que é moderna, para se tornar um investimento essencial. Por isso, vários negócios têm entrado em contato com o mundo do TI e com vários de seus termos. 

Neste artigo, explicaremos melhor sobre o que é Big Data e como esta nomenclatura relaciona-se com os negócios de uma empresa. 

O que é Big Data? 

De acordo com o Oracle, Big Data refere-se aos “dados com maior variedade que chegam em volumes crescentes e com velocidade cada vez maior”. Ou seja, trata de grandes quantidades de informações e como elas são processadas e armazenadas. 

O conceito baseia-se em 3 Vs: Velocidade, Volume e Variedade. Hoje, ainda acrescenta-se mais 2 Vs: Veracidade  e Valor. Com a internet, cada clique, busca ou vídeo assistido, por exemplo, é um dado em uma determinada página ou aplicativo, que será guardado para análise posterior. 

Dessa forma, toda empresa tem Big Data, já que tudo gera dados que aumentam seu volume de informação. No entanto, empresas que investem em tecnologia têm mais formas de coletar e analisar esses dados do que os negócios que não apostam no meio digital. 

Qual a utilidade do Big Data?

A análise do Big Data é útil a todas as empresas, já que é capaz de formular estratégias de negócios e gestão. Assim, é uma ferramenta que traz vantagens na hora da competição com outros mercados. 

Com isso, ao fazer uma boa estratégia de gestão, sua empresa passa a entender melhor seus pontos fortes e pontos críticos, evitando um problema antes que ele aconteça. 

Como o Big Data ajuda empresas em tomadas de decisão?

Como o Big Data coleta dados de seus clientes e suas experiências, como cliques, buscas, mapas, entre outros, tem muita informação importante sobre eles, que pode ajudar sua empresa a melhorar sua experiência com seus consumidores. 

Ao usar um sistema de leitura correta dos dados e com a interpretação adequada, as tomadas de decisão se tornam muito mais simples, já que todas as informações revelam padrões de comportamento. Sabendo exatamente o que o cliente quer ou o que sua empresa precisa, é muito mais fácil trabalhar para alcançar tal meta. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Bain & Company, as empresas com maior capacidade analítica têm o dobro de chances de serem os negócios com melhor desempenho financeiro. 

Além disso, a pesquisa ainda revela que os negócios que adotaram o Big Data são cinco vezes mais rápidos nas tomadas de decisão que seus concorrentes.  Isso significa que além de tomar decisões rápidas, elas ainda são menos propensas a erros, já que reconhecem padrões. 

O uso do Big Data é, acima de tudo, uma grande vantagem. Entendendo seu cliente e sua empresa, é muito mais fácil tornar-se referência por qualidade de trabalho. Usar o Big Data somado com inteligência artificial mostra o comprometimento da empresa com um trabalho rápido, mas de qualidade, otimizando tempo e deixando que seus funcionários e colaboradores foquem no que realmente interessa. 

Assim, os dados analisados ainda ajudam a empresa a economizar dinheiro, já que apontam o que deve ser feito, o que é indispensável e o que está obsoleto e é passível de corte. Com isso, pode-se investir em outras áreas que tragam um retorno ainda maior.  E você, já conhecia sobre o conceito de Big Data, suas funções e como ele ajuda empresas a tomar decisões mais rápidas e certeiras? Compartilhe com um amigo que precisa apostar em tecnologia e investir em análise de dados.