Quem já esteve na posição de réu em algum processo judicial sabe da importância que um advogado criminal tem, já que, embora os delegados, juízes e promotores sejam especialistas em suas áreas de atuação, ainda assim, existem excessos que são cometidos em nome das leis brasileiras.
Então, para quem está precisando dos serviços de um advogado, vamos falar de 4 motivos para contratar um especialista na área criminalista.
O que faz um advogado criminalista?
O advogado criminalista atua em defesa da justiça para que seus clientes não sofram com medidas muito rígidas, além do que a lei permite.
Por exemplo, a pena para o crime de calúnia é de 6 meses a 3 anos, além de multa, mas, supondo que algum juiz condene a pessoa criminosa a mais de 3 anos, o advogado criminalista pode ser acionado, pois, a lei estipula esse tempo como a máxima permitida para um réu.
Além disso, o advogado pode ser solicitado no início da acusação para que o acusado até mesmo ganhe a causa e não seja condenado na justiça.
Qual é a atuação de um advogado criminal?
Engana-se, no entanto, quem pensa que um advogado criminal atua somente dentro de tribunais defendendo seus clientes perante juízes e promotores.
Esse profissional passa mais tempo dentro de seus escritórios redigindo processos e defesas para que seus clientes não sofram penas muito rígidas.
Um advogado criminal não atua somente na esfera municipal civil, podendo atuar até mesmo em Tribunais Estaduais e Federais ou em áreas ambientais, empresariais e até mesmo tributárias.
A diversificação que um profissional da área de direito apresenta faz com que essas pessoas sempre encontrem clientes para trabalhar, visto que a ocorrência de crimes no Brasil é constante.
Por que contratar um especialista em advocacia criminal?
Então, sabendo de sua área de atuação, vamos falar dos 4 principais motivos que fazem valer a pena contratar um advogado criminalista.
Qualidade no serviço prestado
Uma das melhores formas de saber se vale a pena contratar um advogado criminalista é conhecendo a qualidade dos serviços prestados por esse especialista.
Para saber isso, basta analisar a trajetória desse profissional em processos anteriores ou pelo chamado marketing boca a boca.
Essa última opção costuma ser a mais usada, sobretudo em cidades menores, onde as pessoas conhecem a carreira dos profissionais mais eficientes do mercado.
É comum que as pessoas conheçam advogados bons em uma cidade e aumentem sua fama de forma orgânica, divulgando a qualidade do serviço prestado por esses especialistas.
Então, basta conhecer esses renomados especialistas e contratar seus serviços, pois, assim, as chances de bons resultados nos julgamentos são maiores.
Segurança jurídica
Outro motivo para contratar um advogado criminalista é quando sabemos que esse profissional tem segurança jurídica. Mas, o que é isso?
A segurança jurídica diz respeito à aplicação de leis sem nenhum excesso, ou seja, os juízes devem cumprir a lei de acordo com o que está escrito nos Códigos Penais e na Constituição, sem alterar nenhum ponto durante um julgamento.
Um advogado criminalista que atua com segurança jurídica prova isso na justiça, reduzindo penas ou até mesmo absolvendo clientes de acusações que levaram a condenações excessivas.
Maior conhecimento na área
Assim como em outras profissões, os advogados especialistas na área criminal também buscam por conhecimento em especializações universitárias ou durante o tempo de profissão.
Quanto mais um advogado atua em defesa de seus clientes, maior o seu conhecimento, já que, a melhor maneira de aprender é na prática, vivenciando novas situações, conhecendo novos casos e defendendo novos clientes.
A legislação brasileira é vasta e, por isso, é impossível que um especialista memorize todos os artigos e seus respectivos incisos durante a vida profissional, mas, quanto mais um advogado atua, maior as chances de agregar conhecimento à sua carreira.
Busca por resultados mais justos
Esse é o melhor motivo para contratar um advogado criminalista, visto que as principais funções desses especialistas é buscar melhores resultados para seus clientes.
Alguém que escolhe enfrentar a promotoria sem o auxílio de um advogado pode ser comparado ao soldado que vai à guerra sem colete ou qualquer proteção, já que, a ação do advogado é exatamente essa: proteger judicialmente as pessoas que os contratam.
Assim como os promotores e juízes, esses profissionais atuam debaixo da lei e fazem com que ela seja cumprida sem nenhum excesso, trazendo resultados mais justos durante os julgamentos.
Quanto custa contratar um advogado criminal especialista?
Mas, vamos ao que interessa, afinal, quanto custa contratar um advogado criminal especialista? Isso depende muito de qual o é o crime que a pessoa está respondendo, mas, segundo a OAB/SP, o mínimo que um especialista cobra por seus honorários é R$ 1.866,73 como advogado do querelante e R$ 2.666,74, se atuar em favor do querelado.