Diferença entre Motor a Diesel e Motor a Gasolina

Diferença entre Motor a Diesel e Motor a Gasolina

Diferença entre Motor a Diesel e Motor a Gasolina

O ciclo Otto é um ciclo termodinâmico que idealiza o funcionamento de motores de combustão interna de ignição comandada.

 

Em um motor a diesel ou motor de ignição por compressão, a combustão ocorre devido ao aumento da temperatura causado pelo ar comprimido.

 

Nos motores a gasolina (ciclo Otto), durante o primeiro curso de admissão, a válvula de admissão se abre, o pistão desce e enche a câmara com a mistura ar-combustível, então quando a válvula de admissão fecha a válvula, inicia-se um curso de compressão, no qual o pistão sobe, comprimindo essa mistura. Quando o pistão se aproxima do ponto morto superior (PMS), uma faísca (vela de ignição) é gerada que explode a mistura ar / combustível, iniciando o tempo de explosão, empurrando o pistão para baixo com grande força.

 

Na próxima meia volta do eixo, a correia gira, a válvula de escape se abre e o pistão sobe novamente, empurrando todos os detritos para fora da câmara de explosão.

 

Nos motores a diesel, a válvula de admissão se abre e o pistão desce, enchendo a câmara apenas com ar, então, durante o curso de compressão, esse ar é comprimido, o que aumenta sua temperatura quando o pistão se aproxima do ponto morto superior (PMS) do diesel. Ele é injetado a uma pressão de cerca de 200 bar e acende instantaneamente ao encontrar ar quente. Esta explosão cria uma grande força de expansão que faz com que o pistão caia para o ponto morto inferior (PMI). Na próxima meia volta do eixo, a válvula de escape se abre e o pistão sobe, empurrando para fora todos os detritos.

Diferença entre Motor a Diesel e Motor a Gasolina

As principais diferenças são:

Abastecimento 

Motores a gasolina são abastecidos com uma mistura de ar-combustível. Os motores a diesel são alimentados com ar fresco.

 

Quantidade de ar

Motores a gasolina o ar flui através de uma válvula borboleta conectada ao pedal do acelerador e regula a quantidade de ar e a entrada de combustível, determinando a rotação do motor. A maioria dos motores a diesel não tem essa válvula e a quantidade de ar de admissão depende diretamente da rotação do motor.

 

Câmara de combustão

A câmara de combustão do ciclo da gasolina é 8-11 vezes menor que o volume de trabalho do cilindro, ou seja, sua taxa de compressão é de 8 a 11 vezes 1. No motor a diesel, a câmara de combustão é 16-24 vezes menos do que o volume de trabalho do cilindro. deslocamento cúbico, o que significa uma taxa de compressão muito maior, de 16 a 24: 1.

 

Temperatura do Ar Comprimido

A taxa de compressão depende diretamente da temperatura do ar dentro

cilindro, quanto maior for a compressão, maior será a temperatura. Nos motores a diesel, a temperatura do ar comprimido pode chegar a 800 ° C, nos motores a gasolina não ultrapassa os 450 ° C, esse é um dos motivos pelos quais os bicos dos motores a diesel são trocados a cada 100.000 km.

 

Essas são algumas características dos dois tipos de motores, basicamente não existe motor melhor ou pior, existe o motor mais adequado para a situação dada. No caso de um SUV, o motor diesel tem uma vantagem pelo alto torque em baixa rotação e por operar sem vela, evitando assim, em alguns casos, uma série de dispositivos eletrônicos que podem interferir no off-road, principalmente em áreas inundadas.

 

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