Gas asa sul

Gás Asa Sul – 12 Dicas para economizar gás de cozinha

Leia o artigo e aprenda a economizar seu gas asa sul.  Com a chegada da pandemia por aqui, foram anunciadas medidas para estimular a população a ficar em casa, adotando o chamado distanciamento social, fundamental para reduzir a velocidade do contágio e o que isso acarretaria no sistema de saúde.

Porém, com o aumento da permanência em casa, como já era de se esperar, também vieram os aumentos nos gastos básicos, desde energia elétrica, água, internet e gás.

Os gastos com o gás, no entanto, vêm preocupando mais ainda os consumidores com suas altas variações nos preços nos últimos meses, por isso, a dica é pesquisar muito antes de optar por algum fornecedor e, claro, economizar na hora de preparar as refeições. 

Pensando nisso, preparamos aqui algumas dicas de como economizar na hora de ir para a cozinha e evitar que os gastos com gás se tornem um problema ao final do mês.  

Economize gás asa sul
Economize gás asa sul

Dicas para economizar na hora de cozinhar

Certamente, não há como fazer um botijão de gás asa sul durar a vida toda, mas tem, sim, como fazer com que ele dure muito mais, bastando seguir algumas dicas.

Veja abaixo dicas, super simples, mas que podem fazer toda a diferença na hora de economizar seu gás asa sul:

1 – Mesmo que alguns alimentos, como assados, requerem o pré-aquecimento do forno, evite deixar o forno ligado por muito tempo, geralmente,  10 minutos antes a 200 ºC já são suficientes, deixando o forno na temperatura ideal para boa parte dos alimentos.

2 – Procure usar panelas proporcionais à boca do fogão, ou seja, equivalente ao tamanho da boca do fogão, para evitar desperdício de gás, que acabará se dissipando no ar e não indo para a panela.

3 – Faça uso do vapor para preparar algum alimento, enquanto cozinha  outros alimentos, basta usar um escorredor metálico sobre a panela para cozinhar legumes, por exemplo.

4 – Lance mão da tampa para cozinhar alguns alimentos com o fogo já desligado, como no caso do preparo de pratos como macarrão, por exemplo. Basta deixar a água ferver, adicionar a massa, desligar o fogo e tampar.

5 – Utilize a luz interna do forno, em vez de ficar abrindo e fechando a porta do forno muitas vezes, evitando o desperdício de gás. E, se possível, aproveite para assar mais de um alimento ao mesmo tempo.

6 – Não posicione o fogão próximo a lugares como janelas, portas, ventiladores, que corre muito vento e as chamas acabam se apagando e o gás escapando.

7 – Procure cortar os alimentos sempre em pedaços pequenos para que cozinhem mais rápido, utilizando menos gás e, claro, economizando.

8- Fique atento para possíveis sinais de que o gás está acabando, como, por exemplo, mostrando chamas com as pontas avermelhadas, o que demonstra que a combustão não está sendo eficaz.

9 – Perca o medo da panela de pressão, que pode ser uma ótima aliada em tempos de economia, reduzindo os gastos com o tempo e o gás. 

10- Pesquise receitas de uma panela só, tipo galinhada, arroz de carreteiro, dentre outras, que permitem uma grande economia, principalmente, quando feitas em panela de pressão.

11 – Fique atento á qualquer vazamento de gás, tanto encanado quanto de botijão, que além de ser super perigoso, podendo colocar sua vida, de quem mora na residência, e até mesmo de vizinhos em risco, também pode fazer a conta no final do mês dar um salto.

12 – Faça uso de aplicativos para se o gás acabar de repente, ficar mais fácil e prático fazer pesquisa de preço, podendo escolher o revendedor mais barato e recebendo mais rapidamente seu botijão.

 

E é isso, agora é aproveitar essas dicas e cozinhar sem medo de surpresas com a conta do gás no final do mês. Economize seu gás asa sul.