O que são leads e leads b2b?

Muito se comenta sobre leads e leads b2b no mundo das vendas, mas de fato você sabe o que são? Hoje iremos descomplicar um assunto que para muitos ainda traz algumas dúvidas.

Existem esquemas mais complexos, como o B2B2C ou o B2B2B, nos quais o produto passa por mais estágios de venda e até processamento, a caminho do consumidor final. Uma consideração separada também é digna do segmento B2G, no qual as empresas e o governo atuam como contrapartes. Neste artigo, trataremos apenas do B2B.

O que é “leads”? 

Os leads são percepções que o seu negócio pode ter em relação ao interesse que os clientes possuem nos seus serviços, ou até mesmo produtos. Esses leads são obtidos a partir daquelas pesquisas que as lojas fazem, perguntando os seus dados pessoais (nome, e-mail) e se você deseja receber algum tipo desconto em seu e-mail ou ofertas exclusivas. Lembrou agora né?

Essas pesquisas são muito comuns no nosso dia a dia e a gente muitas vezes nem percebe sua importância. Para quem está comprando ou utilizando serviços, isso passa despercebido, sendo apenas uma pesquisa de satisfação. Mas quem está do outro lado, a história muda um pouquinho.

Como os leads podem me ajudar? 

A partir desse preenchimento de ficha por parte dos clientes, você vai juntar as informações obtidas e passar para o setor de Marketing da sua empresa e eles saberão exatamente o que fazer para alavancar as suas vendas. O objetivo é tornar aqueles dados em clientes fixos da sua empresa.

Para conseguir atingir um bom nível de vendas, é necessário que você comece a aplicar essa técnica agora. Veja os leads como a chave para o seu sucesso e crescimento da empresa, pois você só vai captar clientes se conseguir agradar e atender os seus pedidos.

E o que são os leads b2b (business to business)

B2B significa “business to business” que, na tradução literal, significa “empresa para empresa”. Nesse sentido, entende-se que esse modelo adota um estilo de marketing que visa o contato entre empresa (não muito usual no dia a dia) muito diferente da nossa rotina, já que comumente as empresas tentam captar os clientes de forma direta.

Por exemplo, ao fabricar automóveis, as empresas precisam umas das outras para conseguirem cada peça que forma um automóvel em si. Em alguns casos, as empresas são conhecidas como híbridas, pois atendem aos dois públicos, tanto as empresas como as pessoas.

Entende-se que esse marketing b2b é o passo inicial em um relacionamento entre a marca da sua empresa com o possível futuro cliente, por isso é tão importante adotar o quanto antes os leads b2b (business to business) para o seu negócio. Estar na frente no campo das vendas será o seu diferencial no mercado.

Sobre canais de suprimento no mercado B2B

Falando sobre canais de suprimento no contexto de b2b, é necessário, em primeiro lugar, lembrar a tarefa de garantir a eficácia dos negócios do cliente. Com a ajuda de produtos ou serviços adquiridos, seu cliente procura fornecer maior produtividade de seus processos e aumentar os lucros.

Qualquer vínculo desnecessário na cadeia de suprimentos, alongamento de prazos e intermediários inúteis reduzem a eficiência, diminuindo a participação de recursos e margens. Consequentemente, o valor da proposta é reduzido, o que implica riscos semelhantes.

Por fim, as cadeias de suprimentos devem consistir em um número mínimo de possíveis participantes. Dependendo do escopo, apenas duas contrapartes diretas podem permanecer na cadeia: o cliente e o fornecedor.

 

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