Condomínio

Para que serve e o que é pago na taxa de condomínio?

Para aqueles que moram ou vão morar em um condomínio, devem saber que é necessário o pagamento da taxa de condomínio.

Por essa razão é interessante primeiro analisar o que de fato é um condomínio e do que se trata essa taxa a ser paga pelo morador.

Desse modo, após explicado do que se tratam, deve-se ver a possibilidade e a necessidade de se pagar tal taxa e o que pode acontecer em caso de inadimplemento.

Por fim, como o valor será pago pelo morador, é interessante designar para onde vai esse dinheiro e para que serve o valor da taxa em questão.

O que é um condomínio?

Um condomínio, especialmente neste caso de cobrança de taxas, é um conjunto de edificações que tem por finalidade fornecer uma moradia a diversas pessoas.

Ou seja, é uma área comum construída por uma empresa ou pessoa que possui a divisão de diversas outras moradias no mesmo ambiente.

Desta forma, há o espaço que é utilizado por todos os moradores, como por exemplo a área de lazer, sala de jogos, academia, piscina, hall de entrada, dentre outros.

Ainda, há o espaço destinado a cada morador que se torna proprietário do local, onde somente ele e quem desejar poderá ter acesso.

Isto é, se não for o proprietário ou seus dependentes, o acesso de qualquer outra pessoa geralmente depende de uma prévia autorização do porteiro, por exemplo.

Em outras palavras, um condomínio é o local onde diversas famílias e pessoas moram, mas cada qual no seu espaço adquirido.

Portanto, a taxa de condomínio é paga pelos proprietários de cada residência ali presente no local, de modo a manter seu funcionamento.

O que é uma taxa de condomínio?

A taxa de condomínio se trata de uma cobrança mensal que é realizada pela administração ou pelo próprio síndico do prédio.

Desse modo, a taxa se destina a todos os moradores que possuam a sua residência ou apenas a propriedade do local naquele condomínio.

Seja uma taxa residencial ou uma taxa comercial, ambas são importantes para manter a gestão e o funcionamento do conjunto habitacional ou prédio.

É necessário pagar a taxa de condomínio?

A taxa cobrada dos moradores, seja proprietário ou inquilino, é obrigatória e sucessiva, além de ser ainda mensal.

Ou seja, toda pessoa que possui moradia, aluga ou é apenas o proprietário daquele estabelecimento deve pagar a taxa de condomínio.

Ainda, a taxa não é única tendo em vista que é cobrada todos os meses enquanto perdurar o vínculo de direito existente.

Desse modo, quem não cumpre com a obrigação do pagamento pode sofrer interferência financeira e até mesmo no sustento do condomínio.

Portanto, ao adquirir uma propriedade em um condomínio deve-se estar ciente que o pagamento mensal da taxa será necessário.

Para onde vai e para que serve o dinheiro pago na taxa de condomínio?

O pagamento da taxa de condomínio é necessário para manter a conservação e a manutenção dos serviços dentro do estabelecimento.

Em suma, o dinheiro destinado ao pagamento dessa taxa em questão serve para arcar com as despesas que o prédio possui.

Isso ocorre pois assim como em todos os lugares é necessário manter o funcionamento e realizar o reparo de muitas estruturas das áreas de uso comum.

Portanto, a falta desse pagamento pode gerar a dificuldade em manter as despesas e com isso um aspecto de descuido do local.

Por essa razão todos os condôminos, seja de prédio comercial ou residencial, devem arcar com a despesa da taxa.

O que pode acontecer se não pagar a taxa?

Quem adquire uma propriedade ou tem residência em um local composto por um condomínio, sabe da obrigatoriedade de se pagar a taxa de condomínio.

No entanto, por vezes pode acontecer de não se pagar a taxa em questão fazendo com que decorra alguns fatos por isso.

Ou seja, como o prédio possui despesas e a necessidade de uma manutenção constante, o dinheiro destinado à taxa condominial é inteiramente para esse fim.

Ocorre que se faltar esse dinheiro ficará em falta também ações importantes e, portanto, o morador ficará inadimplente, com dívida acumulada.

Ainda, pode ser que para pagar de fato os gastos esse valor que faltou no pagamento seja distribuído aos demais moradores.

Desta forma, se torna uma situação injusta já que os demais moradores usufruem dos mesmos direitos e deveres do que aquele que está devendo o pagamento da taxa.

Conclusão

Em suma, todos os proprietários ou moradores de um condomínio estão sujeitos ao pagamento da taxa para manutenção e sustento do local.

Desse modo, trata-se de uma obrigação que se descumprida estará sujeita a inadimplência ou ao pagamento superior da taxa por parte dos outros moradores.

Portanto, se há um uso comum das áreas abertas e fechadas e se cada um possui sua residência ou propriedade no local, o correto é o pagamento igual para todos.

Por fim, o proprietário deve entender que a taxa de condomínio é necessária para que o local em que este é dono ou por vezes mora continue sendo bem cuidado.