Como o sorriso influência na autoestima

Como o sorriso influencia na autoestima

Sorriso influencia na autoestima.

Possuir um sorriso bonito e saudável influencia diretamente na autoestima de qualquer pessoa, tornando-a mais confiante e ajudando na saúde mental. Mas, qual é exatamente essa relação entre o sorriso e a autoestima? É isso que veremos a seguir.

 

Primeiramente, é fundamental destacar que a autoestima está muito ligada à saúde mental, que ao mesmo tempo tem uma relação muito forte com a saúde bucal.

 

Quando você está saudável, é natural que você se sinta melhor psicologicamente, pois as chances de doenças acometerem seu organismo diminui consideravelmente, além da autoimagem ser favorecida.

 

Além disso, se a saúde bucal está prejudicada, e você está lutando contra dores e incômodos, especialmente no dente, se torna mais difícil se concentrar nas tarefas diárias, tudo se torna mais estressante e a ansiedade e incômodos na interação podem aumentar.

Autoestima, saúde bucal e mental

Como o sorriso influência na autoestima

A autoestima tem relação com a saúde mental e bucal. Quando falamos em autoestima, de acordo com a psicologia, estamos falando de um conceito que significa, de modo geral, a autoavaliação que você faz consigo mesmo, a partir de:

 

  • Emoções;
  • Comportamentos;
  • Crenças;
  • Ações.


Dessa maneira, quando você está com uma dessas saúdes prejudicadas, você tende a fazer uma autoavaliação negativa, o que pode ser bastante prejudicial para o convívio social e até mesmo para as relações de trabalho.

 

A baixa autoestima, por exemplo, se refere justamente sobre quando você avalia negativamente alguns aspectos do seu interior e exterior, sendo que – principalmente – a aparência é afetada/desvalorizada.

 

Nesse sentido, os dentes são parte importante da aparência de qualquer pessoa, pois o sorriso é um dos primeiros pontos de contato entre duas pessoas.

 

Dessa maneira, quando você não possui uma saúde bucal de qualidade e o sorriso acaba sendo prejudicado, a autoestima e a confiança para socializar tendem a diminuir, podendo acarretar em problemas sérios de convivência.

Como combater isso?

Para combater a baixa autoestima por conta de problemas bucais, é fundamental ter os cuidados necessários com a saúde bucal durante toda a vida.

 

Práticas de higienização, por exemplo, como escovar os dentes e utilizar fio dental são indispensáveis, principalmente para aqueles que utilizam algum tratamento como o aparelho ortodôntico, qualificando o procedimento e preservando a integridade dental.

 

Além disso, outros hábitos de rotina e práticas cotidianas também devem ser discutidos e explorados. 

 

A alimentação, por exemplo, influencia diretamente na qualidade dos dentes, principalmente quando ela é desregulada, o que prejudica a estrutura dentária.

 

Alimentos ricos em açúcares, por exemplo, podem danificar os dentes e devem ser evitados, especialmente por quem utiliza aparelho de dente, pois aumenta a chance de restos desses alimentos ficarem grudados nos dentes.


O vício, especialmente em cigarros, drogas e bebidas alcoólicas também são hábitos que devem ser descartados. Esses elementos prejudicam a qualidade dos dentes, chegando ao ponto de apodrece-los.

 

Quando isso acontece, pode ser necessário que você tenha de extrair os dentes, ou mesmo que ocorra a perda dentária, demandando a utilização de um implante dentário no local.

Dentistas e procedimentos estéticos

Para qualificar ainda mais a saúde dos dentes, mantendo um belo sorriso e melhorando sua autoestima, é fundamental que você tenha consultas regulares com profissionais da odontologia no decorrer da vida.

 

A recomendação, nos casos mais comuns, é que você visite seu dentista ao menos 2 vezes por ano, ou seja, uma vez por semestre.

 

Essa visita serve para que esse profissional verifique, com constância, como estão seus dentes e se eles precisam de tratamentos preventivos e de recuperação, ou não. 

 

Além disso, é comum que eles executem uma limpeza mais adequada e profunda para os dentes, reforçando os hábitos de higienização.

 

Por fim, eles também podem ser importantes na execução de procedimentos odontológicos estéticos, que atuam de modo a melhorar a beleza do sorriso e elevar a autoestima dos pacientes.

 

O clareamento dental, por exemplo, é um dos procedimentos estéticos mais procurados, atuando de forma efetiva no embranquecimento dos dentes e eliminação de manchas que porventura possam acometer a estrutura.

 

Esse procedimento pode ser realizado de diferentes maneiras, até mesmo em casa, mas a recomendação é que ele seja feito nos consultórios odontológicos, garantindo resultados mais qualificados.

 

Para finalizar, outro procedimento estético que também ajuda na melhora da aparência do sorriso, atuando diretamente na estruturação e posicionamento dos dentes, é o de lente de contato dental.

 

Esse é um tratamento moderno, envolto de ampla tecnologia e muito recomendado para pessoas que sofrem com problemas de dentes separados, manchas e até pequenas quebras, atuando diretamente nesses pontos e aprimorando a saúde dentária.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Leia também: 10 dicas para ter sucesso trabalhando em casa