Olho com catarata

3 curiosidades sobre catarata

A catarata acabou se tornando uma das maiores preocupações de todas as pessoas do mundo. Mesmo sendo uma doença que busca atingir os idosos, é um fato que o grande crescimento de casos da doença acabou chamando a atenção de todos.

Infelizmente, a catarata é uma doença que não apresenta cura, portanto, seus portadores acabam dependendo de um tratamento para conseguir lidar com esta terrível doença que ataca diretamente a visão.

Mesmo sendo uma das maiores preocupações presentes na atualidade, é um fato que muitas pessoas desconhecem a catarata, seus sintomas, tipos e tratamentos, sendo algo que deve ser mudado o mais rápido possível.

Sendo assim, caso você queira ficar por dentro de tudo sobre a catarata, além de algumas curiosidades bem interessantes da doença, é fundamental que você se atente a todas as informações a seguir.

Catarata

A doença denominada como catarata ocular se trata de um problema que ataca diretamente a visão do seu possuidor, trazendo uma perda progressiva da lente natural dos olhos, conhecida como transparência do cristalino.

Por se tratar de uma doença que vai evoluindo com o passar do tempo, os sintomas também são progressivos, que podem começar somente com uma leve turvação na visão, grande sensibilidade com as luzes, denominado como fotofobia, e até mesmo problemas para enxergar em ambientes escuros.

Com o passar do tempo e sem a procura de um profissional para realizar um tratamento, tais sintomas acabam evoluindo, até chegar a perda total da visão, e por conta disso, a catarata acaba sendo uma das maiores preocupações dos idosos na atualidade.

Simplificando, a catarata acaba entregando uma opacificação do cristalino do seu portador, algo que vai evoluindo com o passar do tempo. Quanto maior esta opacificação, piores serão os sintomas e problemas de visão que o indivíduo apresentará, até chegar a opacificação completa, significando assim, a perda total da visão.

O que é o cristalino?

Mesmo sabendo do que se trata a catarata, ainda é um fato que muitas pessoas desconhecem o que é o cristalino, ponto do olho no qual a doença busca atacar, e portanto, é fundamental obter tal conhecimento para conseguir observar as curiosidades da doença.

Pode-se dizer que o cristalino atua diretamente na nossa habilidade de formar imagens na retina. Considerada também denominada como a lente natural dos olhos, o cristalino permite com que foquemos em uma imagem, para assim, conseguir entendê-la.

Por conta disso, qualquer alteração no cristalino acaba alterando diretamente a visão do indivíduo.

Como funciona a evolução da catarata?

Algo que muitas pessoas não sabem, é que a catarata não se trata de uma doença extremamente agressiva, já que a sua evolução e desenvolvimento pode acarretar anos e anos.

Tal ponto acaba sendo algo positivo para os seus portadores, já que na grande maioria das vezes, eles acabam possuindo um grande período de tempo para identificar a doença, e assim, tratá-la.

Entretanto, vale dizer que em alguns casos, a catarata ocular acaba evoluindo de maneira rápida e agressiva, portanto, quaisquer sinais de alterações na visão devem ser levados até um médico.

Curiosidades sobre catarata

Com isso, pode-se dizer que você já está por dentro de tudo sobre a catarata, portanto, chegou o momento que você conseguirá observar 3 curiosidades bem interessantes sobre a doença que ataca milhares de idosos todos os anos.

Só existe um tratamento eficiente e resolutivo para catarata

Algo que não foi citado acima, é em relação ao tratamento da catarata, já que tal ponto pode ser considerado uma curiosidade da doença.

Na atualidade, não existem quaisquer medicamentos ou colírios que auxiliem no tratamento da catarata ocular. Pode-se dizer que o único tratamento que apresenta uma eficiência verdadeira é a cirurgia de catarata, na qual consegue paralisar completamente o desenvolvimento da doença.

O sol, diabetes e o hábito de fumar podem acelerar o desenvolvimento da catarata

Como citado, a catarata é uma doença extremamente versátil, podendo ser desenvolvida em um período de tempo curto ou em um período de tempo longo, e por conta disso, qualquer sintoma na visão acaba se tornando um motivo para procurar um médico.

Entretanto, vale dizer que existem 3 fatores que podem acabar influenciando na velocidade do desenvolvimento da doença, sendo eles: a exposição dos olhos ao sol, diabetes e até mesmo o tabagismo.

Por conta disso, tais hábitos e práticas devem ser evitadas, principalmente pelos idosos, já que a probabilidade de se desenvolver a catarata, além da velocidade de desenvolvimento da doença acaba triplicando com tais fatores.

Nem sempre a catarata é visível

Um dos maiores mitos contados sobre a catarata, é em relação a mancha branca que aparece no centro da visão do seu portador, entretanto, a história não funciona exatamente assim.

Em muitos casos, os olhos do seu portador acabam não apresentando alterações significativas para serem observadas sem o equipamento necessário, algo que acaba mudando em casos avançados.