Calçados em camurça

10 Dicas para limpar seus calçados sem estragar

Se você é do tipo de pessoa que possui muitos sapatos e não sabe mais como fazer para limpar seu calçado sem estragar, é necessário algumas dicas para isso. Isso ocorre porque não são objetos descartáveis e muitas vezes nem mesmo baratos, portanto, exigindo uma limpeza de tempos em tempos. Essa limpeza permite a conservação e o cuidado com o calçado, fazendo com que dure e se use ainda mais.

Para limpar o calçado de forma correta sem estragar o mesmo, há diversas dicas que podem ajudar nesse processo. Os pontos vão desde quanto tempo se deve fazer essa limpeza até como limpar de fato cada tipo de material ou o que utilizar para isso.

De quanto em quanto tempo se deve limpar os calçados? 

O tempo certo para se fazer a limpeza de um sapato vai variar de acordo com o modelo e o material adequado para lavagem. Ainda, vai depender muito também do uso que você faz do calçado e do local, se é frequente ou não, se suja mais ou não. Um tênis de uso médio, por exemplo, mas de cor escura, pode ter seu ponto ideal para lavagem de uma vez no mês, diferente daquele branco que se usa todo o dia. É certo também que qualquer sapato que se lave com muita frequência tende a se gastar mais rápido que os demais.

Por que é importante limpar os calçados? 

Além de ser importante para manter o aspecto de novo e limpo na questão de higiene, limpar o calçado também ajuda na saúde. Isto é, uma limpeza correta ajuda a eliminar microrganismos e bactérias que podem prejudicar a saúde da pessoa.

Dicas para limpar seus calçados sem estragar 

Uma dica útil para não estragar e que serve para todo tipo de sapato é não colocá-los em máquina de lavar ou esfregar com algum material duro e forte. Há também a questão de preferência por se usar produtos menos nocivos e mais neutros, para não manchar.

Fique atento ao tipo de produto aplicado no material 

O tipo do material vai importar muito no momento em que se for lavar, devendo adotar um meio para couro, outro para tecido, outro para camurça e assim por diante.

Para limpar calçados em couro 

O produto mais indicado para limpar calçado de couro é usar pasta de dente com uma escova macia, principalmente se este for um sapato branco. Após isso, tire com água e seque com um pano totalmente seco.

Para limpar calçados em tecido 

O produto ideal para se limpar um calçado de tecido é uma mistura de água com um pouco de vinagre, através de uma escova macia. Por ser de tecido não se pode ficar molhado, portanto basta secar com um secador logo em seguida.

Para limpar calçados envernizados 

Aquele seu sapato que possui verniz pode ter um produto específico e novo na ajuda da limpeza: o azeite. Desse modo, basta colocar algumas gotas em um pano e passar suavemente, pois vai hidratar e retirar manchas do calçado.

Para limpar calçados em camurça 

Se desejar limpar um calçado de camurça é muito simples, você deve adicionar duas colheres de água e uma de condicionador e passar com uma escova de dente nova e macia.

Para limpar calçados de corda ou cortiça 

A limpeza de um sapato com corda ou de cortiça é básica e simples, basta misturar água com sabão neutro. Ao limpar suavemente possibilita que não se estrague o material do calçado.

Utilize escova ou pano macio 

Quando se fala em limpeza de qualquer tipo de calçado, deve-se ter em mente que o objeto a se usar deve ser sempre macio. Ou seja, deve-se evitar máquinas e objetos duros e dar preferência por escovas e panos macios e novos.

Não esqueça dos cadarços e palmilhas 

Retirar as palmilhas e os cadarços para fazer uma limpeza à parte pode ser muito importante para a limpeza completa. Portanto, retire ambos e limpe-os com água e sabão de modo delicado para não danificar.

Deixe o calçado secar ou ventilar 

Não se deve usar ou guardar os calçados molhados, para evitar doenças e a presença de mofo, além de não deteriorar o produto. Desse modo, basta secar bem ou deixar que seque naturalmente antes de usar ou guardar.

Se possível, use bicarbonato 

Se você tiver bicarbonato em casa e seu calçado não tiver nenhuma indicação contrária ou material cauteloso e específico, é um ótimo produto para se usar. Ele vai ajudar na limpeza profunda, retirar odores, limpar manchas e livrar-se de bactérias e organismos.

Guarde os calçados corretamente

Por fim, guardar corretamente os seus calçados em local arejado e conforme uso ou modelo, pode ser importante para conservar a sua limpeza.