O que é Inspeção Prévia

O que é Inspeção Prévia

O que é Inspeção Prévia

NR 2 é um padrão regulatório para um pré-teste pelo qual toda planta nova ou modificada deve passar.

 

Esta é mais uma das medidas de segurança previstas para evitar acidentes de trabalho. Graças à inspeção preliminar, muitos problemas podem ser evitados considerando a análise de risco ambiental.

 

O não cumprimento da NR 2, assim como de outras normas regulamentares, leva à total insegurança dos colaboradores. Além disso, a empresa estará exposta a questões jurídicas, que podem incluir ações judiciais, multas, etc.

 

Portanto, no artigo de hoje, reunimos tudo o que você precisa saber sobre a NR 2.

O que é Inspeção Prévia

O que diz a NR 2 

 

Como você sabe, de acordo com a NR 2, qualquer novo empreendimento deve solicitar ao Ministério Público do Trabalho a fiscalização de suas instalações. Essa inspeção, chamada de inspeção preliminar, deve ser realizada antes mesmo do início das atividades naquele local específico.

 

Uma vez que o objetivo principal da inspeção é identificar possíveis disfunções que possam colocar em risco a saúde e a integridade física dos trabalhadores, é importante que seja realizada primeiro.

 

Somente após a aprovação (e se aprovada) da inspeção o empregador pode começar a trabalhar. Caso contrário, a empresa não conseguirá trabalhar e somente poderá reverter o quadro por meio de um novo cheque.

Quem está coberto pela NR 2?

 

De acordo com as disposições da Norma Regulamentadora, a pré-triagem é de responsabilidade de qualquer novo estabelecimento.

 

Ou seja, independentemente do ramo de atividade em que seja criado, se houver uma nova instituição de trabalho, ela deve ser criada de acordo com a regra.

Certificado de aprovação de instalação – CAI

 

Após uma verificação preliminar, se a instalação for aprovada, a agência regional do Departamento do Trabalho emitirá um CAI. CAI significa “Certificado de Aprovação de Instalação”, um documento obrigatório para iniciar (ou renovar, se modificado) uma atividade.

 

O objetivo deste certificado, de acordo com a NR 2, é garantir que a nova instituição inicie suas atividades em um ambiente livre de riscos. Consequentemente, você reduzirá a probabilidade de acidentes e / ou doenças ocupacionais neste local.

 

O mesmo acontece quando há mudanças significativas no equipamento e / ou ambiente de trabalho. Feito isso, uma reavaliação será necessária para ver se o ambiente permanece compartilhado para a segurança de todos.

 

Caso contrário, as atividades da empresa ficarão suspensas até que sejam feitos ajustes. Uma avaliação preliminar de projetos de construção e sites relacionados não é obrigatória para as empresas.

Casos de impossibilidade de exame preliminar

 

Entendemos que você pode perguntar: e os casos em que não é possível fazer uma inspeção preliminar antes do início das atividades? Como proceder? Para esses casos específicos, NR 2 ajusta a saída.

 

De acordo com o disposto, somente nestes casos a empresa poderá enviar documento especial para verificação ao órgão responsável pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

 

Este documento deve conter uma declaração, conforme modelo descrito na NR 2, de todos os objetos do novo empreendimento. No entanto, esta é uma medida insegura, pois o MTE pode rejeitar o pedido.

 

Esta medida só deve ser tomada se não for possível realizar uma verificação preliminar antes mesmo do início dos trabalhos.

Por que os NRs são importantes?

 

Como qualquer outra norma regulatória, a NR 2 também serve para proteger a saúde física e a segurança dos colaboradores. Além disso, todas as regras são baseadas na CLT e, portanto, têm força de lei.

 

Os riscos em um ambiente de trabalho podem ser numerosos e dependem de vários fatores. O não cumprimento das normas regulamentares prejudica a saúde e a segurança de todos os seus funcionários e da sua empresa.

 

Portanto, procure estar ciente de toda a legislação que se aplica às atividades da sua empresa. Reúna-se com colegas e compartilhe responsabilidades.

 

Conduzir dinâmicas de grupo, palestras e treinamentos. A segurança no trabalho é dever de todos. Todos têm um papel a cumprir para que os riscos no local de trabalho sejam reduzidos a cada dia.