Muito se pergunta sobre atividades para crianças com TDAH pois com certeza podem ajudar a desacelerar a rotina de quem sofre com isso. O TDAH nada mais é que o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade, sendo genético e de causas genéticas. Essas crianças geralmente apresentam dificuldades para se concentrar ao desenvolver atividades e mesmo para se relacionar com os colegas até.
Portanto, podem apresentar sintomas como hiperativos, baixa tolerância, frustrações, explosivos, mudança de planos, compulsões, dentre outros. Desta forma, é importante listar algumas atividades que podem ajudar a criança a melhorar sua rotina e seu crescimento.
Atividades para crianças com TDAH: jogos
Há diversos jogos e atividades para crianças com TDAH que podem ajudar e estimular para que se desenvolvam bem e como devem ser. O jogo de memória é um ótimo exemplo de atividade para essas crianças, pois estimula a pensar, memorizar, identificar figuras, ver os iguais e diferentes, dentre outros. Todas as atividades que envolvem esse tipo de interação podem ser muito vantajosas para essas crianças.
Do mesmo modo, o jogo de montar blocos, como os de construção, além de ser muito divertido pode ser muito útil para desenvolver a criatividade do menor. O fato de serem peças fáceis de se montar e de usar pode ajudar na questão da impaciência daqueles que sofrem com TDAH, gerando certa confiança. Um outro jogo muito interessante para essas crianças é o quebra cabeça, uma vez que estimula o pensamento lógico, atenção e concentração.
Essa atividade vai desafiar a inteligência e atenção da criança, ajudando mesmo a adquirir essas habilidades, sendo até importante para quem tem TDAH. Jogar adivinhação também pode ser um meio para estimular a observação e o pensamento, pois ele identificará aquilo que está brincando. Ou seja, a criança vai aprender a formar pensamentos e perguntas mais objetivas e que tenha certo sentido quando administrar ao que está se adivinhando.
Brincar de morto vivo também é uma atividade boa para envolver a concentração e controlar o impulso do pequeno, além de gerar boas risadas. Por fim, uma brincadeira de estátua também ajuda no impulso e na atenção, ajudando a desenvolver essa habilidade.
Colocando esporte para crianças com TDAH
A prática de esportes pode ser uma alternativa de atividades para crianças com TDAH pois faz com que os pequenos gastem sua energia. Se torna uma ideia interessante pois como uma das consequências do TDAH é a hiperatividade, o esporte é um meio de se gastar essa energia que se produz. Além disso, esses menores aguardam diante de aprender a acompanhar e obedecer as regras seguindo as orientações dos jogos.
Por isso, a melhor ideia é praticar aqueles esportes que são coletivos, pois terão uma maior relação e contato com as demais crianças.
Portanto, são ideias de esportes para a criança praticar:
- Natação
- Vôlei
- basquete
- Queimada
- Cama elástica
- Pular corda
- Amarelinha
- Bambolê
Incentivo à leitura
Um meio muito interessante e que tem muitas consequências positivas na vida da criança é o de criar hábito de leitura. Isto é, dentre as atividades para crianças com TDAH não se pode deixar de fora o incentivo à leitura, seja de livros, gibis, quadrinhos, revistas ou outros. O ideal no caso de crianças são aqueles livros curtos, com letras grandes e desenhos, pois são os que mais vão gerar de início a atenção delas.
Com o tempo e crescendo, pode ser que se adaptem e gostem de livros mais longos e escritos, mas no começo o que vai chamar a atenção de fato são os mais curtos. Livros ou gibis com conteúdo de desenhos pequenos ajudam a manter o interesse na concentração desses menores e por isso são muito indicados.
É claro que a depender da idade da criança será necessário que os pais ou responsáveis façam a leitura até o pequeno ir pegando o jeito. Em suma, o que não se pode deixar acontecer é afastar esse hábito de leitura da vida da criança já que traz inúmeras vantagens.
Atividades para crianças com TDAH: pintura e argila
A pintura e a argila são ótimos meios de atividades para crianças com TDAH pois elas se encontram livres para expressar sua comunicação de outras formas. Ou seja, sai da comunicação verbal e entra-se em uma comunicação diferente já que não há um meio certo ou errado de se fazer a arte. Portanto, a pintura e a argila também ajudam na autoconfiança pois se desenvolvem novos projetos somente através da criatividade e da imaginação.
Por esse motivo, deve-se colocar a criança com TDAH em meios artísticos, para que possa se expressar melhor.